Dois campeões mundiais, um deles o atual campeão europeu. Duas potências humilhadas em uma terça-feira para ficar na memória, e por motivos pouco agradáveis. Inglaterra e Itália sofreram goleadas históricas na Liga das Nações, e com feitos negativos que não aconteciam há décadas.
A começar pela Itália que, por sinal, escapou de humilhação pior. Os dois gols no fim trouxeram algum alento a um dia desastroso. Os testes realizados por Roberto Mancini não são o suficiente para explicar a apatia e desorganização total durante boa parte do encontro. Mesmo com os gols marcados no fim, o 5 a 2 ainda entra na lista de maiores goleadas do clássico europeu, repetindo o placar em jogo amistoso de 1939. Além dos dois 5 a 2, o encontro tem dois 4 a 1, um a favor da Alemanha, em 2016, e outro com vitória italiana, em 2006, todos em amistosos.
A humilhação da Itália foi de tal tamanho que é preciso voltar para a década de 50 para vermos a seleção ser vazada por cinco vezes em um jogo. Em 1957, a Azzurra foi atropelada pela hoje extinta Iugoslávia, por 6 a 1.
Ao menos a Itália foi derrubada pela maior potência do futebol europeu, uma seleção acostumada a não perdoar dias ruins dos seus rivais, como já sentimos na pele e com memória recente e traumática de 2014. O que falar da Inglaterra, atual vice-campeã da Europa?
A Hungria teve momentos de destaque no futebol mundial, em tempos longínquos, na década de 50. Há tempos não vemos uma geração húngara fazer estragos no mais alto nível, e a seleção sequer conseguiu vaga para a Copa do Mundo. Ainda assim, lidera o “Grupo da Morte” da Liga das Nações depois de goleada histórica sobre os ingleses.
A goleada por 4 a 0 da Hungria é a maior derrota dos ingleses desde 1964. Naquele ano, a seleção inglesa foi derrotada pelo Brasil, então bicampeão mundial.
A dor inglesa foi ainda maior pelo fato de atuar em casa. Desde 1928 a Inglaterra não perdia um jogo por essa diferença de gols – foram derrotados pela Escócia por 5 a 1 naquele ano. Mais um gol e a Hungria teria igualado a maior derrota da história do rival em sua casa: um 6 a 1 contra os escoceses… Em 1881!
Há um ano, Itália e Inglaterra estavam disputando a final da Eurocopa, vencida pelos italianos nos pênaltis. No futebol, tudo muda rápido, e é difícil entender como a situação chegou a esse ponto, em especial para os italianos, que falharam na missão de se classificarem para a Copa do Mundo do Catar.
Fonte: Ogol
Comentários