Uma plataforma do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, na China, foi danificada por uma explosão em outubro do ano passado, mostram imagens reveladas nesta semana. As fotos foram tiradas pela Airbus, fabricante de aeronaves, e pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), na França, e compiladas pelo cientista espacial Harry Stranger.

Stranger publicou as imagens no último dia 10 de junho, no Twitter. As fotos mostram uma plataforma do centro intacta e depois com grande parte de sua estrutura danificada pela explosão. A imagem do local inteiro são de outubro do ano passado e as do ambiente destruído, de novembro.

O centro de lançamento Jiuquan é um dos quatro que a China possui e o primeiro a ser construído, em 1958. A instalação fica no deserto de Gobi e abriga lançamentos orbitais, incluindo satélites e voos tripulados de Shenzhou. A plataforma destruída fica a cerca de 16 quilômetros da área principal do complexo de lançamentos.

Explosão em plataforma de lançamento na China

De acordo com o SpaceNews, que analisou imagens de dos satélites Planet’s Super Dove, a explosão ocorreu entre 15 e 16 de outubro de 2021. A missão tripulada Shenzhou-13 decolou de Jiuquan em 15 de outubro, indicando que a explosão não afetou os lançamentos das plataformas principais do complexo.

“Imagens de satélite de alta resolução mostram que houve uma explosão em uma plataforma de lançamento ao sul do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan em outubro de 2021”, disse Stranger.

A China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) não se pronunciou sobre o ocorrido e não há registros de cobertura da mídia estatal chinesa sobre a explosão. Por conta disso, não é possível saber o que causou a explosão. A suspeita é de que a plataforma danificada era usada para montagem de foguetes de entidades parceiras da CASC.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!