Lembra quando as caixas de som do computador emitiam ruídos característicos quando o celular estava por perto? Confira os motivos por trás desse curioso fenômeno e algumas formas de contornar o problema nos dias de hoje.

Veja também:

Motivos por trás do barulho

Tenha em mente que o celular não causava ruídos só quando ficava perto das caixas de som. O mesmo se repetia com o aparelho perto de qualquer outro dispositivo capaz de refletir radiofrequência (RF), como as TVs, por exemplo. 

Geralmente, a culpa era da própria caixa de som. Os modelos mais vendidos não tinham uma construção muito robusta. Além disso, para manter o preço mais baixo, os componentes voltados para isolar essas frequências eram de baixa qualidade, dificultando a contenção das ondas de rádio

nokia 3310 celular
Fenômeno acontecia bastante na era dos celulares analógicos. Imagem: Haelen Haagen/Shutterstock

Na prática, o sistema de som do seu PC funcionava como uma espécie de antena, captando os mesmos sinais do telefone e gerando a interferência. Vale notar que a frequência e a potência do sinal captado pelo seu celular também influenciava na emissão de ruídos.

Antigamente, o que acontecia muito era a caixinha emitir um barulho segundo antes de receber uma chamada ou mensagem SMS. Relembre o som nostálgico abaixo:

Atualmente, o que ainda ocorre são barulhos também causados pela comunicação constante das torres de telefonia com o celular, o que, dependendo da qualidade da rede móvel, ainda gera interferências intermitentes:

Tem solução?

A resposta é não. Como a interferência causada pelo celular é um problema atrelado a maneira como a tecnologia de telefonia móvel funciona, é quase impossível acabar de vez com os ruídos. O que já é feito por diversas fabricantes de eletrônicos é adotar técnicas mais sofisticadas de isolamento nos produtos, o que ajuda a reduzir os barulhos.

Como combater a interferência?

Apesar de não existir uma solução definitiva, existem algumas formas de ao menos amenizar essa interferência caso note o problema. Separamos três dicas abaixo.

1. Filtro de frequências: já reparou que alguns cabos possuem um componente mais grosso nas extremidades? Pois bem, dentre dele fica um núcleo feito de ferrite, que funciona basicamente como um filtro contra ruídos provocados por outros dispositivos eletrônicos.

Exemplo de um supressor de ruídos com núcleo de ferrite. Imagem: Reprodução

Essa é uma estratégia que pode auxiliar no combate às interferências provocadas não só pelo celular. A boa notícia é que o componente pode ser comprado separadamente na internet ou em lojas de eletrônicos, basta prendê-lo em torno do cabo de áudio do seu sistema de som.

2. Modo avião: a segunda forma de evitar os barulhos não é lá tão prática: ativar o modo avião. Como o recurso corta a comunicação do aparelho com os sinais que geram a interferência, o barulho desaparece, no entanto, você deixará de receber chamadas, mensagens de texto e não poderá usar a rede 4G. 

3. Deixe o aparelho afastado das caixas de som: a solução mais óbvia é tentar deixar o seu celular mais afastado dos alto-falantes, já que as chances de esbarrar em interferências diminui conforme a distância do aparelho e da caixa de som aumenta.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!