A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) confirmou nesta quarta-feira (15) o primeiro caso da varíola dos macacos (monkeypox) na cidade. O paciente, um brasileiro de 38 anos que mora em Londres, Inglaterra, desembarcou no Brasil no sábado (11).
De acordo com informações da Agência Brasil, o homem teve sintomas no dia seguinte após sua chegada. Ele procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz), e o resultado positivo para a doença foi liberado na terça-feira (14) – ontem.
“Ele está com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sob o monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-Rio). Todos os seus cinco contactantes estão em investigação para orientações e monitoramento”, informou a secretaria.
Segundo a pasta, a Superintendência de Vigilância está alerta para detecção oportuna de casos da doença no Rio e “também está monitorando o cenário epidemiológico nacional e internacional mantendo as unidades de saúde informadas e orientadas para vigilância, alerta e resposta a eventos de saúde pública”, finalizou.
Caso de varíola dos macacos do RJ
Há poucos dias, laudos do Laboratório Molecular de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do laboratório da Secretaria Estadual de Saúde (SES) deram negativo para infecção de varíola dos macacos em um paciente de Macaé, no Rio de Janeiro, que estava em isolamento desde o dia 8 de junho.
A informação foi divulgada em nota oficial da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde no site da Prefeitura de Macaé. Na ocasião, a pasta lembrou à Agência Brasil que ainda não havia casos registrados da doença no estado do RJ.
Fonte: Olhar Digital
Comentários