Quando falamos em defender a Terra dos perigos vindos do espaço, muita gente imagina um super-herói com roupas apertadas e capa que enfrenta vilões alienígenas com seus superpoderes. No entanto, a defesa planetária é um assunto muito sério, embora pouco discutido principalmente pelos gestores públicos.
Trata-se de um conjunto de ações que visam proteger nosso planeta, por exemplo, do impacto de um grande asteroide, seja para evitar que ele ocorra, seja para minimizar os danos provocados.
Para falar sobre esse assunto tão importante, o Olhar Espacial desta sexta-feira (17) vai receber Maria Eduarda Teodoro Mistro, técnica em geodésia e cartografia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e estudante do terceiro ano de graduação em Geologia pela mesma instituição.
Ela vem realizando uma pesquisa de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com o tema: “Defesa Planetária: O que é e Como Comunicar ao Público!”. Seu trabalho de pesquisa foi recentemente selecionado para ser apresentado no Europlanet Science Congress, que acontecerá em setembro, em Granada, na Espanha.
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários