Enquanto trabalha no sucessor do Huayra, a italiana Pagani Automobili revelou uma versão do supercarro sob o nome Codalunga. Literalmente, trata-se de um veículo com design “longtail” ou, em nosso português: cauda longa.
Fruto de um trabalho da divisão de projetos especiais da Pagani, conhecida como Pagani Grandi Complicazioni, a versão do novo Huayra terá apenas cinco unidades construídas. Tamanha exclusividade justifica um valor extremo, de 7 milhões de euros. Um montante que supera os R$ 37,7 milhões em conversão direta hoje (17), desconsiderando diferenças de impostos ou taxas. Detalhe: os cinco carros já estão vendidos, com desenvolvimento para serem permitidos em todas as estradas do mundo.
Inspiração na década de 1960
A ideia do Huayra Codalunga partiu de dois colecionadores da marca, que solicitaram em 2018 para a Pagani uma versão de cauda longa do modelo a partir de um design aerodinâmico “aos moldes” dos grandes carros de corrida da década de 1960. Todo esse charme também consta no estilo do vídeo que a Pagani postou no YouTube. Confira:
Conforme traz Alberto Piccolo, designer de interiores da Pagani, “as cores e os materiais também lembram os carros dos anos 1960. A pintura do lado de fora se mistura aos elementos do cockpit, enquanto as peças estruturais mantêm seu acabamento de fibra de carbono exposta. O toque artesanal também pode ser visto nos acabamentos internos com couro de camurça envelhecido trançado”.
Um Huayra leve, com o clássico motor V12
Aos toques meticulosos da Pagani, a usinagem de componentes de alumínio na cabine foi feita a partir de um único bloco. Enquanto isso, o desenvolvimento da cauda estendida do Codalunga exigiu a aplicação de uma tampa do motor esticada, sendo 14,17 polegadas mais longa do que a tampa do Huayra padrão. A falta de grades traseiras e a adição de um escapamento de titânio beneficiaram na diminuição do peso desta versão do Huayra, que está em 1.280 kg.
Sob o capô, há o mesmo V12 M158 twin-turbo da montadora alemã Mercedes-Benz, encontrado no Huayra comum, com 851 cv a 5.900 rpm e 1.000 Nm de torque de 2.000 a 5.600 rpm. Tudo sendo levado às rodas traseiras de 21 polegadas por meio de uma transmissão sequencial de 7 velocidades (as rodas dianteiras medem 20 polegadas). Para os freios, itens de carbono-cerâmicos, enquanto que os pneus são Pirelli P Zero Corsas medindo 265/30 na frente e 355/25 na traseira.
Fonte: Olhar Digital
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