Um recente estudo apresentado no EuroPerio10, o maior congresso mundial em periodontologia e implantodontia organizado pela Federação Europeia de Periodontologia (EFP), revelou que o uso de piercings na língua e lábios pode danificar os dentes e as gengivas e causar periodontite. 

“Nosso estudo descobriu que muitas pessoas com piercings orais tinham bolsas profundas e lacunas ao redor dos dentes, além de retração e sangramento nas gengivas. Estes são todos sinais de periodontite, também chamada de doença gengival, que pode levar à perda de dentes. Pessoas com piercings na língua e nos lábios devem removê-los para proteger seus dentes e gengivas de mais danos”, explicou Clemens Walter, professor da Universidade de Medicina de Greifswald, na Alemanha, e autor do estudo. 

piercing
Piercings na língua e lábios podem danificar dentes e gengivas, aponta estudo. Imagem: shutterstock/D69

A pesquisa, que foi divulgada pelo Medical Xpress, coletou dados de oito estudos com 408 participantes que tinham piercings na região bucal. Alguns deles possuíam mais de uma joia de metal na boca há pelo menos 19 anos.

A principal consequência constatada para o uso de piercing no lábio foi a retração gengival. Naqueles com joias na língua o levantamento apontou danos nos dentes inferiores da parte da frente, além de um significativo sangramento nas gengivas. 

“As descobertas sugerem que os piercings orais, especialmente na língua, afetam negativamente os dentes e gengivas adjacentes. Naqueles com piercings na língua, o dano foi particularmente notável ao redor dos dois dentes inferiores da frente, chamados incisivos inferiores, que são importantes para morder e mastigar alimentos. A probabilidade de danos aos dentes e gengivas parece aumentar com a duração do uso de um piercing no lábio ou na língua”, destacou Walter. 

Estima-se que aproximadamente 5% dos adultos jovens tenham piercings orais, sendo a língua o local mais comum. As mulheres são cerca de quatro vezes mais propensas a ter um piercing oral do que os homens, assim, também as mais afetadas. 

“Os dentistas devem informar seus pacientes sobre o risco de complicações periodontais ao usar piercings orais, e as pessoas com esses piercings devem ser fortemente encorajadas a removê-los”, concluiu o médico com o alerta.