A Skoda apresentou seu carro de rali de última geração, sucedendo o Fabia Rally2 evo e baseado na plataforma MQB A0 do Skoda Fabia de quarta geração: o Fabia RS Rally2. Houve todo um trabalho voltado a vincular o subcompacto de corrida aos seus homólogos de carros de produção, com direito até a uma cor Hyper Green, em linha com o Octavia vRS e com o Enyaq Coupe iV vRS.

Obrigatoriamente, o desenvolvimento do novo carro de competição da marca da República Checa seguiu os regulamentos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Conforme traz a Skoda, o Fabia RS Rally2 também enfrentou uma extensa série de testes em asfalto, cascalho e neve ao longo de sua criação.

Fabia RS Rally2 em testes na neve
Imagem: Divulgação/Skoda

Sob o capô do carro, há um motor a gasolina turbo de 1,6 litro capaz de entregar 293 cv e 430 Nm de torque (que chegam às quatro rodas através de uma caixa sequencial de cinco velocidades). A unidade de quatro cilindros é baseada no familiar 2.0 TSI do Grupo Volkswagen. Veja um pouco do veículo em ação e cenas de seu desenvolvimento:

Nas legendas do vídeo, a Skoda traz alguns de seus vitoriosos números no automobilismo. Dentre eles, 4.186 pódios em eventos ao redor do mundo em 13.091 partidas, incluindo 1.714 vitórias, sendo 4 no famoso Rally de Monte Carlo.

Um Skoda preparado para curvas acentuadas

Dotado de um curto comando final para a transmissão, o Fabia RS Rally2 alcança rapidamente sua velocidade máxima de cerca de 200 km/h – a velocidade máxima não é uma prioridade para um carro de rali, afinal. Nessa área da composição do veículo, a embreagem de separação entre os eixos dianteiro e traseiro é operada hidraulicamente e é ativada quando a alavanca do freio de mão é puxada.

Dessa forma, o carro pode derrapar após travar as rodas traseiras sem que o motorista precise pressionar a embreagem. O recurso é resultado de um foco dado para quando o Fabia RS Rally2 enfrentar curvas agudas.

Fabia RS Rally2 enfrentando uma curva
Imagem: Divulgação/Skoda

Seus diferenciais dianteiro e traseiro são mecânicos com função de deslizamento limitado. Não há um diferencial central, pois as regras de competição não permitem mais, nem há sistemas de controle de tração.

A Skoda oferece o carro em especificações de cascalho e asfalto, com o tamanho das rodas sendo de 15 polegadas (com discos de 300 mm) para competições de cascalho e 18 polegadas (com discos dianteiros de 355 mm e traseiros de 300 mm) ao correr no asfalto. Outros detalhes de sua composição são, além da gaiola típica de proteção, um conjunto de assentos de corrida, sistema de combate a incêndio e uma abertura no teto para melhor fluxo de ar dentro da cabine.

Novo carro da Skoda
Imagem: Divulgação/Skoda

Para o tanque de combustível de 82,5 litros, houve um tratamento especial para resistir a um acidente em alta velocidade. Seu desenvolvimento foi realizado em nylon e borracha sob medida com espuma especial na parte interna para diminuir o risco de vazamento de combustível, mesmo que seja rachado. Já a gasolina 100% sustentável parte de um derivado de resíduos biológicos e e-combustíveis sintéticos, sendo produzida com energia renovável.