Nesta sexta-feira (17), a SpaceX concluiu o 13º lançamento de um dos modelos do foguete Falcon 9, estabelecendo, com isso, um novo recorde de reutilização da empresa. E esta foi apenas a primeira missão a decolar dentro de 48 horas.
Às 13h09 de hoje, pelo horário de Brasília, um Falcon 9 de dois estágios foi lançado do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, carregando 53 satélites Starlink da SpaceX para o espaço.
Conforme planejado, os satélites foram implantados em órbita baixa da Terra cerca de 15 minutos após o lançamento. Cerca de 8,5 minutos após a decolagem, o primeiro estágio do foguete retornou para um pouso vertical na balsa-drone A Shortfall of Gravitas, que estava estacionada no Oceano Atlântico.
No sábado (18), na Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, um foguete Falcon 9 será responsável por lançar a missão SARah 1, um satélite de sensoriamento remoto de radar sintético para os militares alemães construído pela Airbus. A decolagem está marcada para 11h da manhã, pelo horário de Brasília.
“SARah é um novo sistema de reconhecimento operacional composto por vários satélites e um segmento terrestre, que foi desenvolvido em nome da alemã Bundeswehr”, diz um comunicado da Airbus. “Como sistema sucessor, ele substitui o sistema SAR-Lupe atualmente em serviço e oferece recursos significativamente aprimorados e desempenho do sistema”.
Depois que o satélite SARah 1 estiver em órbita, a atenção da SpaceX retornará para a Flórida, de onde será lançado o satélite de comunicações Globalstar FM15 para a Globalstar, a partir da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, às 13h30 de domingo (19).
Todos os lançamentos são transmitidos em tempo real pela SpaceX, no site e no canal oficial da empresa no YouTube.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários