Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Subsidiária do Google na Rússia declara falência

Subsidiária do Google na Rússia declara falência

Edifício do Google em Munique, Alemanha com logotipo da empresa em branco.

Após anunciar no mês de maio os planos de pedir falência, a subsidiária da Alphabet, empresa mãe do Google, na Rússia, apresentou a declaração. A Interfax, agência russa de notícias, relevou a informação nesta sexta-feira (17), destacando documentos judiciais.

O braço do Google anunciou o plano depois que autoridades do país confiscaram a conta bancária da instituição. Assim, a empresa ficou impossibilitada de realizar o pagamento de funcionários e fornecedores.

“A apreensão da conta bancária do Google Rússia pelas autoridades russas tornou insustentável o funcionamento de nosso escritório na Rússia… Portanto, o Google Rússia entrou com pedido de falência”, disse um porta-voz da empresa, de acordo com a Reuters.

O porta-voz ainda continuou. “As pessoas na Rússia confiam em nossos serviços… e continuaremos a manter disponíveis serviços gratuitos como Search, YouTube, Gmail, Maps, Android e Play”, emendou.

O Google não foi a única gigante da tecnologia a sofrer com a pressão do governo russo. Além dele, as redes sociais do Twitter e da Meta, como Facebook, Instagram e WhatsApp, tiveram os acessos restringidos pelas autoridades locais.

rússia, youtube, google
O YouTube já removeu mais de 70 mil vídeos relacionados a conflito na Ucrânia. Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock

Mesmo com o pedido de falência, tanto o buscador como o YouTube, ainda que pressionados, seguem disponíveis para os usuários do país. Mas, vale lembrar, Moscou bloqueou o serviço de hospedagem de vídeos pelo tratamento dado à mídia russa.

De todo modo, a empresa não corre, ainda, risco de ser bloqueada, de acordo com o vice-chefe do comitê da Duma sopre política de informação, Anton Gorelkin.

A situação conturbada da Rússia com as big techs se intensificou após a invasão à Ucrânia, no final de fevereiro deste ano.

Via: Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários