Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO RIP Internet Explorer: navegador ganha lápide ‘comemorativa’ na Coreia do Sul

RIP Internet Explorer: navegador ganha lápide ‘comemorativa’ na Coreia do Sul

Lápide do navegador Internet Explorer foi fotografada no terraço de um café na Coreia do Sul no dia 17 de junho de 2022.

A decisão da Microsoft de finalmente aposentar o Internet Explorer marcou o fim de um relacionamento de amor e ódio para muitos usuários. Um deles foi o engenheiro de software sul-coreano Jung Ki-young.

Para celebrar a morte do navegador, o profissional de TI gastou US$ 330 — pouco mais de R$ 1.700 na cotação atual —, para encomendar uma lápide com o ícone do browser e a seguinte frase: “Ele (Internet Explorer) era uma boa ferramenta para baixar outros navegadores”.

Jung disse à Reuters que a iniciativa foi uma forma de expressar os seus sentimentos pelo software, que desempenhou um papel importante em sua carreira enquanto dominava o mercado.

Lápide do Internet Explorer foi fotografada no terraço de um café na Coreia do Sul no dia 17 de junho. Imagem: Jung Ki-Young/Divulgação 

O memorial foi exibido em um café administrado pelo irmão do engenheiro, desde então, fotos da lápide começaram a circular na internet.

Internet Explorer foi descontinuado após 27 anos

Vale destacar que a Microsoft optou por descontinuar o suporte oficial do Internet Explorer na última quarta-feira (15) após 27 anos. A ideia é concentrar os seus esforços no seu sucessor, o Edge.

Segundo o desenvolvedor, era mais complicado garantir a compatibilidade dos projetos com o Explorer do que em outros navegadores. Ainda assim, os clientes continuavam pedindo para manter os sites funcionando no IE.

A ideia era fazer as pessoas rirem com a lápide, no entanto, Jung ficou surpreso com o alcance da piada: “O Explorer me permitiu fazer uma piada de classe mundial”, disse. “Lamento que se foi, mas não sentirei sua falta”.

Lançado em 1995, o Explorer ocupou a posição de navegador mais usado do planeta por mais de uma década, entretanto, começou a perder espaço para o rival Google Chrome no final dos anos 2000.

Via: Reuters

Fonte: Olhar Digital

Comentários