O robô perseverance começou sua expedição pelo solo marciano há pouco mais de um ano e apesar do pouco tempo o rover da NASA já fez alguns flagras bastante curiosos. Nas últimas semanas, por exemplo, uma pedra em formato de cobra e um pedaço de lixo espacial chamaram a atenção.
O Perseverance na teoria está na metade de sua missão, prevista para durar dois anos. Mas, se seguir os passos de seu irmão mais velho, o robô pode continuar na ativa por muito mais tempo. A sonda Curiosity chegou no planeta vermelho em 2012 e até hoje segue firme e forte fazendo registros e coletando informações.
Confira os registros mais curiosos da Perseverance
Rocha em formato de cobra
No dia 12 de junho, durante sua expedição pela cratera jezero, a Perseverance usou instrumento chamado Mastcam-Z para registrar uma estrutura bem peculiar: uma pedra semelhante a uma cobra de boca aberta, equilibrada sobre uma espécie de laje acinzentada e quase esmagada por um penhasco esculpido por estreitas camadas rochosas.
De acordo com o site Space.com, a equipe científica responsável pela missão está animada com essa paisagem marciana descoberta na cratera Jezero, que se une a tantos outros cenários curiosos, como bancos de areia, redemoinhos e rochas incrivelmente porosas, como aquela que impediu a coleta da primeira amostra pelo rover.
Lixo espacial
Outro registro bastante curioso do rover foi de uma amostra de lixo espacial. Mas não, isso não é sinal de marcianos. Na verdade, quem levou esse lixo para lá fomos nós, mas especificamente a própria Perseverance. Isso porque a amostra é um pedaço do cobertor térmico utilizado durante a descida do rover, que chegou no solo marciano em fevereiro do ano passado.
Eclipse Solar
As fotos curiosas podem até chamar a atenção, mas para os cientistas, o rover Perseverance já registrou coisas bem mais interessantes, como um fantástico vídeo de um eclipse em Marte. Fobos, a maior lua marciana, cruzou o disco solar bloqueando parcialmente o astro por pouco mais de 40 segundos.
Cratera de Jezero
Um dos principais objetivos da Perseverance em Marte é registrar dados sobre a cratera de jezero, o local de pouso do rover. O local possui traços do delta de um rio que um dia existiu no local. Por conta disso, a cratera é um verdadeiro “parque” astronômico para o rover.
Selfie
Além da paisagem marciana, o robô também consegue fazer registros de si mesmo. O veículo de exploração terrestre já registrou algumas selfies no local desde que chegou. As fotos que você vê aqui são resultado de uma composição: o rover fez várias imagens em sequência com a câmera montada ao final de seu braço robótico, para depois o seu próprio sistema fazer a “colagem”, resultando na foto completa. Elas foram originalmente tiradas em 10 de setembro de 2021.
Se tudo correr bem, a missão Artemis 2 vai enviar astronautas em um projeto semelhante ao redor da Lua, no ano de 2024. Assim, em 2025 ou 2026, a Artemis 3 vai pousar astronautas perto do polo sul lunar.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários