A sueca Scania, fabricante de caminhões comprada pela Volkswagen em 2011, está apresentando sua nova geração de veículos elétricos a bateria (BEV). São modelos para viagens regionais de média distância, disponíveis com cabines leito R ou S (resistência ou conforto).

De acordo com a empresa, a autonomia dos caminhões elétricos varia de acordo com o peso, configuração e topografia, mas um trator 4×2 com seis baterias pode render até 350 km entre cada carregamento, com uma velocidade média de 80 km/h na estrada. Como destaque, estão os 624 kWh de energia oferecidos pelas baterias instaladas em cada veículo.

Com um peso bruto total (PBT) podendo chegar a 64 toneladas, a autonomia diminui para apenas 230 km. Em um vídeo postado no YouTube pela Scania apresentando os caminhões, há nos comentários quem questione esse nível de limitação no alcance:

Carregando o caminhão e descansando

De qualquer forma, a Scania também traz que a capacidade de carregamento elétrico é de até 375 kW, o que significa que uma hora do caminhão carregando resulta em cerca de 270 km a 300 km de alcance, como regra geral. E isso remete, segundo a empresa, a uma oportunidade de esticar o descanso obrigatório de 45 minutos para os motoristas na Europa, onde a nova geração elétrica já está sendo vendida.

“A Scania atingiu agora uma maturidade favorável em relação à nossa oferta eletrificada”, diz Fredrik Allard, vice-presidente sênior e chefe de eletrificação da Scania. “Com esta grande adição aos nossos híbridos existentes e aos BEVs para distribuição urbana que introduzimos em 2020, agora podemos oferecer um portfólio sustentável e multifacetado de soluções de emissão zero para nossos clientes”.

Em nível de potência contínua, um caminhão elétrico Scania da linha 45 possui 557 cv (410 kW). As unidades do veículo terão sua produção iniciada no quarto trimestre de 2023, disponíveis em versões 4×2 e 6×4/2 (sem informações ainda sobre valores), com os consumidores europeus podendo comprar seu veículo diretamente com os representantes da empresa.