O novo carro de corrida BMW M4 GT4 para 2023 foi revelado pela divisão de automobilismo Motorsport da empresa alemã, seguindo as expectativas após um teaser recente destacando a silhueta do carro de frente. Naquela imagem, foi possível perceber alguns poucos detalhes, como partes da gaiola e os faróis.
Em sua construção, as mais recentes tecnologias-chave do modelo de produção foram combinadas com uma gama de componentes de seu irmão mais velho, o BMW M4 GT3. Os destaques nesse compartilhamento de DNA entre os carros são o teto leve e a grande asa traseira.
Em dimensões, temos comprimento (incluindo splitter e asa traseira) de 4.863 mm, largura (incluindo retrovisores) de 2.093 mm, altura de 1.368 mm e distância entre eixos de 2.857 mm. A carroceria do M4 GT4 foi retrabalhada para melhor aerodinâmica, incluindo a aplicação de um grande divisor dianteiro.
Até 550 cv, dependendo dos regulamentos
A divisão da BMW atuou em quatro áreas principais: desempenho, confiabilidade, eficiência de custos e facilidade de manutenção. Na parte de motor, o carro trás sob o capô um seis cilindros em linha com tecnologia M TwinPower turbo, quatro válvulas por cilindro, com injeção direta, alcançando até 550 cv (405 kW) e 650 Nm de torque (dependendo dos regulamentos).
Com tração traseira, sua transmissão é realizada por uma caixa automática ZF de 7 velocidades com software para desportos motorizados e diferencial de deslizamento limitado com refrigeração auxiliar separada controlada por temperatura. O novo M4 GT4 possui ainda um sistema de controle de tração de dez etapas, três taxas de mola H&R e ajuste de barra estabilizadora de cinco níveis.
Comodidade dentro do carro de corrida da BMW
Definições na parte de ergonomia, eletrônica e mais foram obtidas com base no feedback dos proprietários da geração anterior. Uma atualização importante foi a adição do M Track Cockpit, que torna possível verificar e até alterar muitas configurações do veículo a partir da cabine, minimizando assim o tempo gasto na garagem.
Há ainda alguns destaques de luxo, que podem até mesmo ser necessários em algumas pistas. Por exemplo, o ar condicionado, o para-brisas aquecido e o banco Recaro com ventilação para os motoristas, tudo como equipamento de série.
Outra característica interessante é representada pelas fibras naturais aplicadas em algumas partes internas e externas do veículo. Já o volante surge como outro destaque, tendo controles iluminados feitos pelos especialistas em hardware de simulação de corrida da Fanatec.
Compatível com todas as séries de corridas GT4 em todo o mundo, o novo carro de corrida entrará em produção em outubro para equipes que possam pagar um preço líquido de € 187.000. Em uma conversão direta, sem considerar diferenças de impostos ou taxas, estamos falando de algo acima de R$ 1 milhão.
Fonte: Olhar Digital
Comentários