*André Lucena, de Toronto
O segundo dia da Collision Conference, que acontece em Toronto, no Canadá, até quinta-feira (23), mostrou aos mais de 35 mil participantes do evento a enxurrada de 1.200 startups espalhadas pelo gigante pavilhão do Enercare Centre.
E teve de tudo! Desde robô para ajudar na cozinha e robô que faz entregas, até equipamentos de realidade virtual para serem usados no metaverso, e soluções para serem usadas no dia a dia por pessoas e empresas.
Um dos estandes mais movimentados foi o da Velocity Global, que permitia que as pessoas tirassem aquela foto profissional para o currículo ou para o LinkedIn. Esta startup armazena dados de profissionais para que eles sejam contratados por empresas em outros lugares do mundo. A companhia está em mais de 185 países e, segundo me responderam, cerca de 100 brasileiros já registraram seus dados profissionais por lá.
Já a Orda Africa apresentou sua solução que processa pedidos, recebe pagamentos, conecta empreendedores a fornecedores de logística, e permite a interação com seus clientes. Ou seja, o empreendedor cria sua loja de bolos online, por exemplo, anuncia e vende os produtos. Os pedidos são aceitos a partir de várias plataformas e canais de terceiros usando uma única interface, incluindo WhatsApp. A plataforma da Orda Africa oferece um site otimizado para dispositivos móveis que pode ser configurado e personalizado em segundos.
Única palestrante brasileira
O ponto negativo é que entre os 600 palestrantes da Collision Conference, apenas um é brasileiro: a lutadora de MMA e empreendedora Cris Cyborg. Nascida em Curitiba, no Paraná, ela se naturalizou americana e hoje mora e compete por San Diego, nos Estados Unidos. Também me surpreendi ao não encontrar nenhuma startup brasileira no evento.
Entre os grandes destaques a palestra com Robert Playter, CEO da Boston Dynamics, falando sobre robôs para o mundo real, e Catherine Powell, Chefe Global de Hospedagem do Airbnb, sobre o novo mundo das viagens.
Já Kyle Samani, Cofundador e Sócio-Gerente da Multicoin Capital, e Kathleen Breitman, Cofundadora da Tezos, fizeram um painel com Simon Robinson, Editor-Gerente Global da Reuters, sobre o próximo desafio da criptomoeda. Assim como Peter Koerte, CTO da Siemens, participou de um painel de discussão sobre a aceleração da transformação digital.
Por fim, o público lotou a plateia para conferir Neil Patel explicando tudo sobre estratégia digital. O britânico é CMO da NP Digital, autor de best-sellers do New York Times e foi nomeado um dos principais influenciadores da web pelo The Wall Street Journal. A revista Entrepreneur escolheu a NP Digital como uma das 100 empresas mais brilhantes do mundo.
Fonte: Olhar Digital
Comentários