O leste do Afeganistão foi devastado por um terremoto de magnitude 5,9 na Escala Richter, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (22). A zona mais atingida fica em uma região montanhosa, o que contribuiu para um grande número de mortos, que passam de mil.
Além dos mortos, pelo menos 1.500 pessoas ficaram feridas. O incidente geológico ocorreu no começo da madrugada, há 46 quilômetros da cidade de Khost, próximo à fronteira com o Paquistão. A capital Cabul também sentiu o impacto, assim como os países vizinhos.
Terremoto no Afeganistão
“O número de mortos provavelmente aumentará, pois algumas das aldeias estão em áreas remotas nas montanhas e levará algum tempo para coletar detalhes”, disse o Ministério do Interior do Afeganistão.
A maior parte dos óbitos ocorreram na província de Paktika. Apesar do nível não ser considerado muito alto nas escalas de medição, as autoridades locais afirmam que a região montanhosa impactou o número de vítimas.
“Pedimos às agências de ajuda que proporcionem assistência imediata às vítimas do terremoto para evitar um desastre humanitário”, anunciou o vice-porta-voz do governo, Bilal Karimi. O Afeganistão passa por uma profunda crise financeira desde agosto do ano passado, quando o Talibã tomou o controle do país.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários