A Embraer anunciou um contrato para conversão de até 10 aeronaves E-Jets em aviões de carga (P2F, na sigla em inglês) com propulsão elétrica. No centro do movimento, veículos pertencentes à atual frota do cliente, não identificado pela nota oficial da empresa brasileira.
Conforme traz a Embraer, este é o primeiro contrato firme para a conversão de E-Jets, sendo o segundo movimento para esse tipo de operação. Isso porque, em maio deste ano, a empresa anunciou um acordo com a Nordic Aviation Capital (NAC) para ter até 10 posições de conversão para os jatos E190F/E195F.
As conversões para cargueiro serão realizadas nas instalações da Embraer no Brasil, em São José dos Campos (SP), com as entregas começando em 2024. São procedimentos que incluem a porta de carga dianteira principal, os sistema de movimentação de carga, o reforço do piso, a barreira de carga rígida (RCB, na sigla em inglês) – barreira 9G com porta de acesso e o sistema de detecção de fumaça de carga (compartimento de carga do convés principal classe E).
Conversões resultam em economia para as aeronaves
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Também serão realizadas alterações no Sistema de Gestão do Ar (arrefecimento, pressurização, etc), remoção de interior e provisões para transporte de materiais perigosos. De acordo com a Embraer, as conversões para cargueiros dos E-Jets oferecem desempenho e economia superiores no segmento.
Ou seja, os E-Jets cargueiros terão mais de 50% de capacidade de volume. Além disso, os aviões terão três vezes mais alcance que grandes turboélices de carga e custos operacionais até 30% menores do que aeronaves narrowbodies (compostas de fuselagem estreita).
Combinando os compartimentos de carga inferior e superior, a carga útil estrutural máxima é de 13.150 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F. Considerando a densidade de carga típica do comércio eletrônico, os pesos e volumes líquidos ficam em 10.700 kg de carga útil para o E190F, enquanto o E195F tem uma carga útil de 12.300 kg.
Fonte: Olhar Digital
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