Como prometido, o elétrico e potente McMurtry Spéirling, com seu design ao estilo de um mini “Batmóvel”, bateu recorde no Goodwood Festival. No último domingo (26), o pequeno veículo subiu a colina no evento em 39,09 segundos, superando a marca alcançada pelo Volkswagen ID-R em 2019 (39,9 segundos).

Em uma diferença de precisamente 0,82 segundo, o ex-piloto de Fórmula 1 Max Chilton voou com o Spéirling elétrico pelo circuito de 1,86 km de extensão. Grande parte da conquista se deve, não só à experiência ao volante, como também ao desenvolvimento aerodinâmico do veículo baseado em ventilador.

Por volta de 150.000 espectadores estavam em Goodwood House registrando o recorde do pequeno Batmóvel elétrico. Por sua vez, o perfil oficial do festival inglês no YouTube compartilhou o feito alcançado pelo veículo. Confira:

A aerodinâmica ditando o recorde

Ao longo do vídeo, é possível notar que, apesar de elétrico, o McMurtry Spéirling “ruge” alto, em 120 db. Isso graças ao sistema dedicado de arrasto. Com desenvolvimento de motor duplo baseado em ventilador, mais que o dobro do peso do veículo é produzido em força descendente, sem depender do fluxo de ar sobre o carro.

Em nível de relação potência-peso, são 1.013 cv por tonelada. As medidas do carro são de 3,5 metros de comprimento, 1,7 metro de largura e 1,1 metro de altura. Sua velocidade máxima é de 241 km/h, limitada devido à seleção da caixa de câmbio hillclimb (dedicada para subida de colina).

Comparado com o carro de demonstração que estreou no Goodwood Festival of Speed ​​no ano passado, o recordista de agora passou por um programa intensivo de prototipagem e testes. Muito tempo foi dedicado ao sistema exclusivo de downforce que, ao contrário dos veículos convencionais, está disponível em todas as velocidades.