Um motorista escolar de transporte para crianças com deficiência criou um videogame baseado em Raspberry Pi para os pequenos se divertirem no carro durante as viagens. Sob o perfil SoranosEphesus, o inventor compartilhou sua façanha no Reddit.

A ideia surgiu simplesmente pela vontade do motorista escolar de proporcionar uma boa diversão para as crianças como um motivo a mais para irem à escola. Soranos relata que já ouviu de pais que o filho nunca perdeu um dia de aula graças a ele, “você não pode comprar lembranças como essa”, diz o inventor sobre não ter preço esse tipo de retorno.

O Raspberry Pi nada mais é que um minicomputador, semelhante ao PC ou notebook, daqueles que você tem em casa ou no trabalho. A diferença é que este dispositivo é bem compacto, tendo todos os principais componentes de um computador em uma pequena placa do tamanho de um cartão de crédito.

Deixando o videogame pronto para as crianças no carro

Para criar seu videogame, Soranos usou um Raspberry Pi Zero 2 W, que podemos encontrar no Brasil custando por volta de R$ 200, além de itens como cabo HDMI, fonte de alimentação e cartão microSD. A tela escolhida pelo motorista foi uma de 13,3 polegadas LCD compatível, com um suporte de boa qualidade. A dupla custou algo em torno R$ 550.

Foi necessário implementar um inversor de energia para o funcionamento do Raspberry Pi e da tela no carro, enquanto um gamepad serviu como peça fundamental para os jogos rodarem adequadamente. O motorista descreveu um pouco do passo a passo de sua criação: instale e configure seu Pi com seu sistema operacional retrogaming favorito (Retropie, Batocera, Recalbox…), conecte-o à tela, coloque a tela em seu carro, conecte o Pi no inversor de energia, conecte a tela no inversor de energia, ligue o carro, conecte o inversor de energia em seu isqueiro, “tire uma foto e poste no reddit :)”.

O jogo que as crianças têm jogado muito no carro para irem à escola é o Crash Team Racing, no PSX. Soranos diz que nunca teve que dizer “ok, agora desligue, você tem que ir”, porque as crianças sabem quando terminar o jogo. Além disso, o motorista também ensina os pequenos a como usar atalhos de “savestates” para que eles não percam seu progresso.