Sem dúvidas, um dos principais pilares de sustentação de um negócio são os profissionais, que atuam diariamente, de forma intensa e incessante. Por isso, uma gestão aproximada possibilita o melhor desempenho dos colaboradores, mapeando suas ações de acordo com sua expertise e realocando-os de forma estratégica. Essa regência deve ser conduzida minuciosamente, levando em conta o momento atual, em que a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia empresarial, auxiliando os colaboradores em todo processo operacional.
Neste cenário, o investimento em automatização possibilita às empresas atuarem em um ambiente de trabalho mais ágil, eficiente e em sintonia com as necessidades do mercado. Além disso, proporciona um ganho estratégico valioso para o gestor da equipe, que consegue desenvolver ações mais próximas de cada setor e ter maior embasamento para a tomada de decisão.
Sendo assim, promover ações que unam a companhia e os profissionais é essencial para se alcançar bons resultados, como aponta uma pesquisa realizada pela Deloitte, em que 94% dos executivos acreditam que uma cultura bem estruturada é imprescindível para o êxito da empresa. Logo, estabelecer um mindset voltado para a transformação digital aproxima o negócio do sucesso.
A automação contribui para a governança
O avanço tecnológico tem apoiado, e muito, na realização de atividades corriqueiras dentro das organizações. Para além disso, a tecnologia é fundamental para auxiliar na gestão de pessoas. Isso significa que, com as soluções certas, é possível que o líder faça um acompanhamento mais efetivo, detectando o potencial e expertise de cada colaborador e pontos de melhoria.
Dessa forma, otimizar a gestão de pessoas tem impacto em toda a instituição. A utilização de plataformas de gestão também ajuda, funcionando como um mecanismo que permite o monitoramento individual dentro de todas as equipes, especialmente, mensurando os resultados de cada profissional. Uma alteração na estrutura do negócio que propicia uma nova gestão.
Um novo mindset é essencial
É fato que a cultura organizacional influencia diretamente nos resultados, o que demonstra a necessidade de preparar os colaboradores para uma atuação pautada em inovação e cada vez mais alinhada às estratégias institucionais. Segundo a mesma análise da Deloitte, um ambiente com o foco em pessoas aumenta a produtividade e criatividade, impulsionando a receita da empresa em até 33%.
Portanto, para concluir com efetividade qualquer processo dentro da organização, deve-se, primordialmente, ter todas as estratégias alinhadas. Para tanto, é necessário efetuar um bom planejamento, de modo que todos os profissionais desenvolvam os mesmos princípios e objetivos, trabalhando em sintonia. Além de crescimento organizacional, tal ação é sentida pelos colaboradores, que aprimoram suas carreiras.
Para finalizar, destaco a importância da automação de processos para elevar a competitividade no mercado atual. Além disso, é fundamental contar com uma governança focada no desenvolvimento dos colaboradores, pois, somente por meio deles o processo se torna completo e efetivo. Por consequência, gerenciar os profissionais fica mais fácil, uma vez que a tecnologia ajuda a gerar dados valiosos para o líder conduzir os negócios.
Fernando Brolo é Sales Partner na logithink
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários