A Peugeot está apresentando seu novo furgão elétrico a hidrogênio e-Expert Hydrogen, que passou por testes em Rüsselsheim, na Alemanha, onde está localizada sua linha de produção. Um dos principais destaques do veículo está na célula de combustível plug-in de média potência que exige apenas 3 minutos de recarga de hidrogênio para que mais de 400 km sejam percorridos em modo totalmente elétrico.
Segundo a empresa, essa configuração a hidrogênio atende completamente aos requisitos mais rigorosos para uma mobilidade livre de emissões. Como exemplo nesse sentido, está o atendimento a usos intensivos, longas distâncias, recarga rápida e volume útil máximo, tudo emitindo apenas água pura, liberada como vapor pelo veículo.
Furgão combinando duas fontes elétricas
O novo furgão da Peugeot faz uso de uma tecnologia chamada “Next gen e-Van Hydrogen efficiency”, sendo um veículo que combina duas fontes embarcadas de energia elétrica. Em resumo, a combinação se baseia em uma bateria que pode ser recarregada com a célula de combustível alimentada por hidrogênio contida nos recipientes sob o piso, sem afetar a área interna do e-Expert.
Seu tanque é composto por 3 botijões com capacidade para 4,4 kg de hidrogênio a 700 bar de pressão. Por sua vez, a bateria de íons de lítio de 10,5 kWh e potência de 90 kW está localizada sob os assentos do furgão. Há ainda um carregador trifásico de 11 kW a bordo, localizado no compartimento do motor.
Toda a alimentação gerada é enviada a um motor elétrico com potência de 100 kW e 260 Nm de torque, localizado no eixo dianteiro. Basicamente, o e-Expert Hydrogen tem as mesmas características de volume de carga das versões diesel e elétrica a bateria do furgão da Peugeot. Estamos falando de até 6,1 m³ de volume de carga, até 1.100 kg de carga útil e uma capacidade de reboque de até 1.000 kg.
Fonte: Olhar Digital
Comentários