A performance do PC, ou seja, o seu poder de processamento, por exemplo, se tornou um quesito mais importante que preço ou marca na decisão de compra dos brasileiros. Pelo menos é o que disseram 53% dos entrevistados de um levantamento feito pela Kantar a pedido de duas gigantes do setor de computadores pessoais: Dell e Intel.
O estudo foi realizado em novembro do ano passado e contou com a participação de mil pessoas de 18 a 64 anos de todas as regiões do país.
Computador ou celular?
Outro achado interessante foi que o consumidor brasileiro enxerga o PC como uma ferramenta superior ao celular, não só para trabalhar como para estudar, assistir filmes e jogar.
“A pandemia e a adoção do trabalho remoto por boa parte das empresas fizeram com que fossem necessários dispositivos com cada vez com mais capacidade para atuar fora de um escritório corporativo”, comenta o Diretor da área de PCs da Intel Brasil, Ricardo Ferraz, sobre os resultados.
Veja também:
Segurança de dados no trabalho
A pesquisa constatou ainda que a segurança é um fator primordial para quem utiliza o computador para fins profissionais. Tanto é que 88% dos entrevistados afirmaram que o nível de preocupação com os seus dados é de médio para alto. Mesmo assim, a maioria (69%) relatou que utiliza o seu próprio computador para trabalhar.
Quando questionados se a empresa para qual trabalham utiliza alguma tecnologia de segurança para proteger informações acessadas e armazenadas no seu computador, 65% afirmaram que sim, enquanto 14% afirmaram que não (12% não souberam responder).
Mais tempo no PC
Por fim, quase oito em cada dez entrevistados (78,4%) disseram que o uso do computador aumentou desde o início da pandemia: 60% passaram mais tempo nas redes sociais, enquanto 58% usaram mais o PC para estudar, 54% para trabalhar; 53% com entretenimento (séries e filmes) e 41% para jogar.
Já no ranking de importância dos equipamentos eletroeletrônicos, para a maioria (77%) o computador ainda é o dispositivo principal. O celular ficou em segundo, seguido pela TV.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários