Após registrar surto de Covid-19 no elenco durante a semana, o Flamengo terá que superar desfalques para enfrentar o Tolima, em jogo de ida das oitavas da Copa Libertadores. A partida acontece nesta quarta (29), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué.
A primeira ausência do Flamengo é no banco de reservas. O treinador Dorival Júnior, recém chegado ao clube, está suspenso pela Conmebol por atitude antidesportiva enquanto ainda treinava o Ceará, na Copa Sul-Americana 2022. Lucas Silvestre, auxiliar técnico da comissão de Dorival, será o comandante na Colômbia.
No fim de semana, o Flamengo reencontrou o caminho das vitórias ao vencer o América por 3 a 0 no Maracanã. Em relação ao time que conseguiu os três pontos no Campeonato Brasileiro, a escalação deve ter mudanças: David Luiz, Filipe Luís e Everton Ribeiro foram poupados e retornam ao onze inicial.
João Gomes, que vinha jogando no meio-campo ao lado de Andreas Pereira e Thiago Maia, está suspenso. Diego deve ser o escolhido para compor a trinca no meio. Rodrigo Caio segue fora com tendinite no joelho esquerdo e Diego Alves está entre os sete atletas diagnosticados com Covid-19. Com isso, o goleiro Santos deve ganhar nova oportunidade após ser titular no final de semana diante do América.
O Flamengo se classificou para as oitavas da Libertadores após fazer 16 pontos no Grupo H. Com cinco vitórias e um empate em seis jogos, o time carioca teve a terceira melhor campanha da fase de grupos, ficando atrás apenas de Palmeiras e River Plate. O Tolima, por sua vez, estava no Grupo D e terminou empatado em pontos com o Atlético Mineiro: 11 pontos para cada, mas saldo de gols superior para o time mineiro.
Duelo inédito
As duas equipes nunca se enfrentaram em nenhuma competição na história. No entanto, o Flamengo tem um histórico bem favorável contra times colombianos: em 18 jogos disputados, são 12 vitórias, três empates e apenas três derrotas. O último duelo dos rubro-negros contra uma equipe da Colômbia foi na Libertadores 2020, quando o Flamengo estava no mesmo grupo do Junior Barranquilla e venceu os dois jogos.
Já o Tolima vai enfrentar um retrospecto negativo. Apesar de ter sido o grande algoz do Corinthians em 2011, os colombianos tem apenas sete vitórias em 20 jogos contra times brasileiros. São quatro empates, nove derrotas e 26 gols sofridos.
O lado positivo para o time da casa é que só nessa edição da Libertadores já enfrentou dois brasileiros. Além do Galo, o América também estava no Grupo D. Tolima conseguiu duas vitórias, ambas em Belo Horizonte, um empate e uma derrota.
Fonte: Ogol
Comentários