A Hyundai acaba de revelar o design do elétrico Ioniq 6, conforme as expectativas, mostrando oficialmente o perfil exterior aerodinâmico do sedan, assim como um interior inspirado em casulo. Nas palavras da empresa sul-coreana, “as linhas suaves do modelo homenageiam os marcantes veículos cônicos das décadas de 1920 e 1930, repensados ​​para a mobilidade sustentável de hoje”.

Muito do que vinha sendo apresentado em teaser nos últimos dias pela Hyundai está sendo confirmado, o que inclui o tratamento dedicado à eficiência deste que é o primeiro sedan elétrico da marca. Agora, com bons detalhes do visual veículo de “corpo inteiro”.

Coeficiente de arrasto do Ioniq 6 em tom de Tesla

Perfil lateral do Ioniq 6
Imagem: Divulgação/Hyundai

O elétrico Ioniq 6 está sendo muito colocado como um rival à altura para o Tesla Model 3. Boa parte dessa impressão se deve ao seu coeficiente de arrasto (modo como o carro atravessa o ar) relatado pela Hyundai em apenas 0,21, um dos mais baixos do mercado, beneficiando bem o alcance por carga, esperado em 515 km.

Seu perfil oferece um corpo arqueado, com nariz baixo, capô liso, abas de ar ativas na frente e traseira esportiva. Detalhes como as maçanetas inseridas nas portas, minúsculas câmeras fazendo a vez dos espelhos retrovisores laterais e spoiler de cauda de baleia na parte de trás também atuam para deixar o fluxo de ar passar com resistência mínima pelo veículo elétrico.

Faróis, lanternas traseiras, terceira luz de freio na asa e refletores traseiros apresentam luzes em LED “Parametric Pixel” – um total de 700 pontos – assim como o Ioniq 5. Para o desenho das rodas, a Hyundai aplicou um padrão de raios assimétricos. Por sua vez, o recém-projetado emblema estilizado da Hyundai com a letra “H” é aplicado na frente e atrás do sedan elétrico.

Ioniq 6, novo e primeiro sedan elétrico da da Hyundai
Imagem: Divulgação/Hyundai

Suas medidas foram reveladas em fevereiro, onde os 4,86 metros de comprimento colocam o Ioniq 6 entre os Tesla Model 3 e Model S e um pouco menos longo que o Sonata. A altura foi relatada em 1,50 m e a largura em 1,88 m, sendo um diferencial sua distância entre-eixos de 2,95 m – algo bom para os passageiros traseiros, que obtêm mais espaço para as pernas.

Veículo elétrico da Hyundai
Imagem: Divulgação/Hyundai

Um casulo sustentável por dentro do sedan

Por dentro do Ioniq 6, a Hyundai se inspirou em um “casulo consciente”, usando uma variedade de materiais sustentáveis. Dentre eles, couro artificial tingido de linhaça, plásticos PET reciclados, tintas à base de óleo vegetal e redes de pesca recicladas.

Detalhe da área interior do veículo
Imagem: Divulgação/Hyundai

A empresa sul-coreana ainda não revelou muitos detalhes técnicos do interior do sedan. O que se tem de início é a aplicação de duas telas de 12 polegadas, sensíveis ao toque, sendo uma para infoentretenimento e outra fazendo a vez de um cluster digital. Botões físicos foram implementados para recursos como áudio ou controle climático.

“A tela sensível ao toque é ótima quando o carro está parado, mas quando você está em movimento, as telas sensíveis ao toque podem ser perigosas”, disse o chefe de design da Hyundai, Sangyup Lee. “Para nós, qualquer coisa relacionada à segurança, usamos hardware. Qualquer coisa não relacionada à segurança usará uma interface de toque”.

Outro recurso interno destacado no Ioniq 6 é o volante com pixels interativos de quatro pontos em vez do logotipo da Hyundai, que mostram quando o carro está carregando ou recebendo comandos de voz. Para a iluminação ambiente, os usuários podem escolher entre um espectro de 64 tons e seis temas de duas cores.

Design interno do Ioniq 6
Imagem: Divulgação/Hyundai

Detalhes técnicos serão revelados em julho

O Ioniq 6 deverá ser oferecido em 12 opções de pintura para o acabamento externo, incluindo um tom de verde feito de pigmento de carvão de bambu. Também deverá ser possível escolher novos designs de rodas, de 18 e 20 polegadas.

Sedan elétrico da Hyundai
Imagem: Divulgação/Hyundai

Por ora, as informações se limitaram a contextos de design do Ioniq 6, que se baseia na mesma Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) que o Ioniq 5, com tecnologia de 800 V. Nessa linha, há expectativas de haver o padrão para carregamento rápido em velocidades de até 350 kW, assim como a compatibilidade de carga para alimentar aparelhos externos.

Também não há detalhes sobre quanto custará o Ioniq 6, que deve entrar em produção no próximo mês. Em julho, também é esperado que a Hyundai apresente detalhes técnicos do Ioniq 6 oficialmente.