Após fazer a melhor campanha da fase de grupos da história da Copa Libertadores, o Palmeiras vai até o Paraguai para enfrentar o Cerro Porteño, pelo jogo de ida das oitavas de final da competição. A partida acontece nesta quarta (29), às 19h15 (horário de Brasília), no estádio General Pablo Rojas, La Nueva Olla, em Assunção.
O Palmeiras avançou para a fase eliminatória da Libertadores após vencer 100% dos seus jogos na fase de grupos. Esse rendimento deu ao time paulista dois recordes: além da melhor campanha da história, O Alviverde também foi o melhor ataque da história da primeira fase, com 25 gols. O Cerro, por sua vez, se classificou com apenas oito pontos, sendo o pior entre os 16 classificados.
Abel Ferreira não terá grandes problemas para escalar a equipe em Assunção. Após poupar alguns jogadores no empate diante do Avaí pelo Campeonato Brasileiro, o treinador português pode mandar a campo força máxima para seguir invicto na competição continental.
Raphael Veiga, um dos poupados no final de semana, deve voltar ao time titular, deixando apenas uma dúvida sobre o onze inicial: Gustavo Scarpa ou Gabriel Verón, para completar o ataque ao lado de Dudu e Rony.
O Palmeiras reencontrará um velho conhecido no banco de reservas do Cerro Porteño. Chiqui Arce, ídolo que atuou no clube entre 1998 e 2002, é o treinador do time paraguaio. Marcelo Moreno, atacante com passagens pelo futebol brasileiro, deve ser titular no setor ofensivo.
Retrospecto
Não será a primeira vez que Palmeiras e Cerro Porteño se enfrentarão pela Copa Libertadores. Já aconteceram 10 duelos entre as equipes, com vantagem para o time brasileiro. A primeira memória é boa: Palmeiras e Cerro estavam no mesmo grupo em 1999, temporada do primeiro título de Libertadores do clube alviverde. Duas vitórias para os paulistas, com direito a goleada por 5 a 2 no Paraguai e gol de Arce em triunfo por 2 a 1 no Parque Antártica.
Por falar em goleada no Paraguai, se o torcedor do Palmeiras precisa de mais motivos para ficar otimista, lá vai: nos cinco duelos entre as equipes com mando do Cerro Porteño, os paraguaios ainda não conseguiram nenhuma vitória. São três empates e duas vitórias do Palmeiras.
O último confronto entre as equipes foi na Copa Libertadores 2018, pelas oitavas de final. Comandado por Felipão, o Palmeiras venceu o Cerro fora de casa no jogo de ida por 2 a 0, com dois gols de Borja. Na volta, os paraguaios venceram por 1 a 0, mas não foi suficiente. Weverton, Mayke, Gustavo Scarpa e Dudu são os remanescentes daquele elenco.
Fonte: Ogol
Comentários