A Siemens fez um anúncio global nesta quarta-feira (29) ao lançar o Siemens Xcelerator, plataforma de negócios digital aberta que inclui um portfólio de hardware, software e serviços digitais direcionados, habilitados para a internet das coisas (IoT) da multinacional alemã e de terceiros certificados, além de um ecossistema que conta com cerca de 50 parceiros.

“Este é o maior passo da nossa companhia e, provavelmente, dos nossos consumidores. É mais do que uma inovação, é uma transformação”, afirmou Peter Koerte, Chief Technology Officer e Chief Strategy Officer da Siemens, para o Olhar Digital durante a Collision Conference em Toronto, no Canadá.

O objetivo da plataforma é facilitar interações e transações entre clientes, parceiros e desenvolvedores. A Siemens também transformará todo o seu portfólio de hardware e software para se tornar modular, conectado na nuvem e desenvolvido em interfaces de programação de aplicativos (APIs) padrão.

Todas as partes precisam seguir os padrões da companhia alemã e os princípios de governança técnica e comercial, assim como os princípios de interoperabilidade, flexibilidade, abertura e SaaS (Software as a Service, que é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço).

Entre os parceiros que fazem parte do ecossistema estão Accenture, Atos, AWS, Bentley, Microsoft e SAP. Nenhum deles está na América do Sul, mas Koerte disse que existe uma empresa brasileira em negociação: “Sempre procuramos soluções que resolvam problemas e estamos próximos de anunciar o nome de uma empresa brasileira como parceira. O Brasil tem uma população imensa, uma ótima base de produção e fabricação, e é um grande foco para nós”.

“Não queremos quantidade, mas qualidade. A intenção é ampliar o ecossistema de parcerias com pequenas, médias e grandes empresas”, completou o Chief Technology Officer e Chief Strategy Officer da Siemens, que também explicou que não existem diferentes níveis entre os parceiros.

Building X

O anúncio global contemplou a primeira nova oferta de SaaS como parte do Siemens Xcelerator: o Building X. A nova suíte de aplicativos prediais inteligentes cria uma única fonte de informações que elimina a complexidade da digitalização. O conjunto de dados e análises de ponta a ponta rompe silos de dados em domínios como gerenciamento de energia, segurança e manutenção predial.

O Building X é uma suíte de software aberto, modular e totalmente baseado na nuvem, com aplicativos habilitados por IA, sólida conectividade e segurança cibernética incorporada.

Gerenciamento de energia do Building X
Gerenciamento de energia do Building X. Créditos: Siemens

Compra e parceria

A Siemens confirmou ainda a compra da Brightly Software, empresa que atua em software de gerenciamento de ativos e manutenção com sede nos Estados Unidos, e a expansão de sua parceria com a Nvidia para permitir o metaverso industrial e aumentar o uso da tecnologia de gêmeos digitais orientada por IA.

O primeiro passo será conectar o Siemens Xcelerator e o Nvidia Omniverse, plataforma para projeto 3D e colaboração. Isso permitirá um metaverso industrial com modelos digitais baseados em física da Siemens e simulação em tempo real, habilitada por IA da Nvidia.

O Siemens Process Simulate (esquerda) conecta-se ao Nvidia Omniverse (direita) para permitir um gêmeo digital em tempo real, fotorrealista e com total fidelidade de design
O Siemens Process Simulate (esquerda) conecta-se ao Nvidia Omniverse (direita) para permitir um gêmeo digital em tempo real, fotorrealista e com total fidelidade de design. Créditos: Siemens

Metas para 2022

As novidades da Siemens fazem com que a multinacional alemã confirme suas metas de crescimento para negócios digitais anunciadas no Capital Market Day de 2021: taxa de crescimento anual composta de cerca de 10% ao longo do ciclo comercial. A receita digital no exercício fiscal de 2021 foi de 5,6 bilhões de euros.

“O lançamento de hoje do Siemens Xcelerator, a aquisição nesta semana da Brightly Software e nossa parceria expandida com a NVIDIA são marcos importantes na implementação de nossa estratégia para acelerar crescimento de alto valor”, destacou Roland Busch, presidente e CEO da Siemens.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!