A Amazon apresentou esta semana um novo sistema de rastreamento de dados voltado para a sua linha de supermercados físicos, aqueles sem caixa para o pagamento das compras. A ideia da empresa é extrair e analisar os dados sobre o comportamento dos compradores, diz o post oficial sobre a novidade, divulgado nesta quarta-feira (29).
O sistema vai monitorar, por exemplo, a frequência com que um certo produto é retirado das prateleiras e comprado durante a mesma visita a uma das lojas ou posteriormente pelo site da Amazon, diz a postagem.
Trata-se do ‘Store Insights’, que será introduzido em todas as lojas das marcas Amazon Go e Amazon Fresh nos EUA. De início, o que se sabe é que o programa fornecerá dados apenas aos fabricantes de produtos vendidos nos mercados sobre os interesses dos clientes — algo similar ao que já acontece nos sites de e-commerce.
Lembrando que as próprias lojas citadas antes já operam através de um sistema de vigilância pesado dos compradores, incluindo câmeras com inteligência artificial e até sensores de peso instalados nos carrinhos.
Veja também:
Dados individuais não serão compartilhados
A Amazon reforçou em seu comunicado que a coleta e análise dos dados tem como propósito apenas fornecer feedback às marcas sobre promoções e estratégias de publicidade. Dados individuais não serão compartilhados e os clientes podem optar por não participar do serviço, acrescenta a gigante do varejo.
Via: Insider
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários