A Tianwen-1, sonda espacial chinesa que chegou em Marte no começo de 2021, divulgou fotos inéditas do planeta vermelho. As imagens cobrem quase toda a extensão do planeta e, para isso, deu a volta completa no globo.
A sonda conta tanto com o orbitador, que fica no espaço ao redor do planeta, quanto com o robô, Zhurong, que fica no solo marciano. As imagens inéditas foram tiradas pelo orbitador e incluem registros do polo sul de Marte, ainda pouco registrado por câmeras.
As fotos foram divulgadas na rede social chinesa Weibo do CLEP (China Lunar Exploraration Project). No total, o orbitador coletou cerca de 1,040 GB de dados. Entre as fotos estão imagens do desfiladeiro Valles Marineris e da cratera Maunder.
O Zhurong, da missão Tianwen-1, é um dos três rovers posicionados em Marte, cada um com sua missão específica: enquanto o veículo chinês tem por objetivo uma investigação mais geológica, o Curiosity e o Perseverance – ambos pertencentes à NASA – estão buscando sinais de vida antiga no planeta vermelho.
Confira as fotos tiradas pela sonda da missão Tianwen-1
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários