Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Iate elétrico de 15 metros recarrega as baterias enquanto navega

Iate elétrico de 15 metros recarrega as baterias enquanto navega

Iate de frente, no mar

Iate elétrico da empresa dinamarquesa
Imagem: Divulgação X-Yachts

Imagem do iate elétrico inteira
Imagem: Divulgação X-Yachts

Baseado em seu modelo X4⁹, a dinamarquesa X-Yachts está desenvolvendo um iate elétrico capaz de recarregar suas próprias baterias enquanto navega. Além dessa competência que beneficia o uso de energia limpa, o X4⁹E também ganhou atualizações em várias áreas, como sonda e eletrônica.

Seu sistema de propulsão é fornecido pela empresa finlandesa Oceanvolt, com dois pods de motor ServoProp SD10 de 10 kW instalados no iate de 15 metros e 12 toneladas. Funcionando em 48 V, cada um é montado em cada lado do compartimento do motor tradicional, abaixo dos beliches da cabine.

Iate elétrico da empresa dinamarquesa
Imagem: Divulgação X-Yachts

Essa solução com dois motores atende a dois propósitos, segundo o estaleiro: mais potência e maior segurança por meio de redundância. O banco de baterias de lítio tem uma capacidade de 28,8 kW, recebendo o apoio de um gerador a diesel Fischer Panda de 11 kW – mas só quando necessário fazer uso de algo a combustão.

Navegando e recarregando

Imagem do iate elétrico inteira
Imagem: Divulgação X-Yachts

Sobre o alcance do iate somente com energia elétrica pura, muito depende da velocidade de navegação e de outros fatores, como vento e estado do mar. Porém, a X-Yachts afirma que, em condições calmas, o veículo faz 42 km (22,7 milhas náuticas) a um pouco mais de 9 km/h (5 nós).

Quando entra em cena a capacidade de regeneração do iate elétrico, um sistema de propulsão atua, baseado nas hélices rotativas. O X4⁹E pode produzir até 3,5 kW sob vela, ao navegar em velocidades acima de 14,8 km/h (ou seja, superiores a 8 nós).

Assim, cerca de oito horas nessas condições equivalem a baterias vazias ficando cheias. O iate elétrico ainda vem equipado com painéis solares para alimentar a iluminação, seus sistemas de navegação, equipamentos portáteis elétricos e eletrônicos e por aí vai.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários