As primeiras imagens do telescópio espacial James Webb já contam com pontos específicos – ou “alvos” – de observação, segundo um comunicado da agência espacial americana (NASA). Ao todo, são cinco pontos que deverão ser mostrados em detalhes inéditos no próximo dia 12, quando a agência realizará a conferência onde mostrará o material resultado do fim de comissionamento do objeto.
“Comissionamento” é o nome dado ao processo de prontidão remota dos instrumentos do telescópio espacial: um projeto de extrema ambição que envolve pelo menos três agências espaciais (além da NASA, colaboraram no seu desenvolvimento a ESA e a CSA) e um valor de US$ 10 bilhões (R$ 52,87 bilhões), o James Webb tem vários pequenos processos que precisam ser trilhados antes de ficar pronto para trabalhar.
Felizmente, tudo deve receber o sinal verde na próxima semana, mas isso não significa que o objeto tenha ficado “parado” lá em cima. Os testes de instrumentos já produziram imagens que o time por trás do James Webb vai revelar na próxima semana, com a maior riqueza de informações da história da astronomia. E neste começo, os cinco primeiros alvos serão:
“O lançamento dessas primeiras imagens marcam o início oficial das operações científicas do James Webb, as quais continuarão a explorar os temas essenciais científicos da missão. Vários times [de astrônomos] já se registraram [para usar o telescópio] por meio de um processo competitivo, no que especialistas referem-se como o seu ‘primeiro ciclo’, ou primeiro ano de observações”, diz trecho do comunicado da NASA.
O telescópio espacial James Webb é o sucessor espiritual do Hubble, o mais famoso e longevo telescópio que a humanidade levou ao espaço. Originalmente lançado em abril de 1990, o Hubble foi responsável por inúmeras descobertas que, hoje, são de conhecimento comum para qualquer entusiasta da astronomia.
A apresentação das primeiras imagens do James Webb será veiculada pela NASA via webcast, na próxima terça-feira, 12, a partir das 11:30 (horário de Brasília).
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários