Um teste de um foguete Minotaur-II, executado pelo exército dos Estados Unidos, rendeu na explosão do veículo logo após seu lançamento. Segundo comunicado das forças armadas, não houve feridos e os destroços foram “rapidamente contidos”.
A missão estava em curso a partir da base da Space Force em Vanderberg, na Califórnia, e tinha por objetivo oferecer suporte ao desenvolvimento de um “veículo de reentrada” da Força Aérea, conhecido como “Mk21A”. Eventualmente, tal veículo vai ser acoplado a um míssil balístico intercontinental (ICBM), que também está em desenvolvimento.
“Nós sempre temos times de resposta emergencial prontificados antes de qualquer lançamento”, disse o Coronel Kris Barcomb, vice-comandante da equipe Space Launch Delta 30 e a autoridade decisória desta missão. “A segurança é nossa prioridade a todo momento”.
“Sentinel”, ou “Sentinela”, na tradução literal, é o programa de defesa dos Estados Unidos contra ataques inimigos que envolvam ICBMs, que são, de forma resumida, mísseis de capacidade de entrega de munição convencional, nuclear, química ou biológica,e que podem viajar até 5 mil quilômetros (km). A ideia é a de que o Sentinel substitua o atual Minuteman III, que já está bastante desatualizado.
“Ainda que certos componentes e sistemas secundários tenham sido atualizados desde a entrega do Minuteman III no início dos anos 1970, a maior parte da estrutura fundamental do sistema ainda usa o equipamento original”, disse um detalhamento técnico do Sentinel divulgado pelas forças armadas.
O lançamento do Minotaur-II envolvia a entrega de equipamentos que ajudarão na integração mais robusta do novo programa, ao mesmo tempo em que acelera o descomissionamento (desmontagem, desmilitarização e despejo) do anterior.
As forças armadas não informaram se ou quando tentarão um novo lançamento.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários