A oferta de serviços por assinatura virou tendência em diversos setores do mercado, dois exemplos são os games e os serviços de streaming. Agora, parece que chegou a vez da indústria automotiva explorar o mesmo formato.

Na Coreia do Sul, a BMW já embarcou na ideia. A montadora alemã está cobrando taxas por meio do sistema ConnectedDrive para desbloquear algumas funções nos seus veículos, como o assento aquecido, por exemplo, que só pode ser usado pagando US$ 18 mensais, quase R$ 100 na cotação atual.

Outras alternativas são: o plano anual de US$ 176 ou a assinatura de três anos, que custa US$ 283.

BMW cobra assinatura para desbloquear o uso de assentos aquecidos na Coreia do Sul. Imagem: BMW ConnectedDrive/Reprodução

Para quem não conhece, o ConnectedDrive é basicamente uma loja de aplicativos usada pelos motoristas para baixar software e atualizações sem ter que se deslocar até um revendedor oficial BMW. De início, o cliente pode testar todos os recursos por um mês. Além do formato de assinatura, é possível ativar o banco aquecido permanentemente pagando US$ 406, diz a plataforma online.

Algo parecido também está sendo oferecido para usar o volante aquecido, cuja assinatura mensal é de US$ 10 (a anual US$ 92 e a por três anos US$ 161). Para desbloquear o uso dessa função de vez, é cobrado US$ 222. 

A loja também permite que os clientes atualizem outros sistemas do carro, como faróis e demais recursos de segurança. Outro item curioso encontrado no ConnectedDrive é o ‘IconicSounds Sport’. Basicamente, o app reproduz sons de outros motores pelo sistema de alto-falantes do carro, o que custa US$ 138 (não há planos de assinatura nesse caso).

No fim, o motorista acaba pagando por recursos que o carro já possui, mas estão “adormecidos”, destaca o Motor 1. Resta saber se algum especialista conseguirá lançar uma espécie de jailbreak no futuro para contornar bloqueios como esse.

Veja também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!