A Nokia, pelas mãos da HMD Global, anunciou nesta terça-feira (12), o lançamento inusitado de três celulares simples, mas que buscam na nostalgia seu motivo para existir: Os Nokia 8210 4G, 2660 Flip e o 5710 XpressAudio. Além deste trio, a empresa finlandesa também mostrou um tablet simples com o Nokia T10.
Começando pelo Nokia 8210 4G, a empresa trouxe um celular de 1999 novamente para os dias atuais, inserindo uma tecnologia de conexão de dados inexistente para a época: as redes de quarta geração. Ele traz teclado alfanumérico, corpo que promete ser tão durável quanto o modelo original e uma tela colorida de 2,8 polegadas.
Leia também
A adição do 4G também entrega suporte para chamadas via VoLTE e por dentro um chip Unisoc T107 faz o trabalho de controlar o simples sistema operacional. Ele conta com 128 MB (sim, mega) de memória e permite expansão com um cartão microSD de até 32 GB. Uma câmera está na traseira e ela faz fotos VGA (480p).
Nokia 5710 XpressAudio tem fone embutido
Tal como o Nokia 8210 original, o novo modelo tem bateria removível, mas as semanas de autonomia são garantidas apenas em modo stand-by, que é quando você não usa o celular e também não desliga o aparelho.
Passando para o Nokia 5710 XpressAudio, o usuário continua com um celular simples e com tela pequena, mas ela diminui para 2,4 polegadas. O chip é o mesmo, assim como a única câmera traseira e a bateria removível, além do teclado alfanumérico. Este aparelho tenta ser um MP3 Player com fone de ouvido TWS (completamente sem fios) embutido.
O acessório fica preso na parte traseira e de lá ele recarrega sua bateria, que garante até mesmo isolamento acústico. A autonomia é de até quatro horas de música ou duas horas e 30 minutos de conversa pela rede 4G.
Já o Nokia 2660 Flip é um celular flip, com tela interna de 2,8 polegadas e uma externa de 1,77 polegada. Processador, memória, câmera e conexão 4G continuam as mesmas por aqui, mantendo também a bateria removível.
Nokia T10 é mais simples que o T20
Pulando para algo mais esperado para 2022, temos o Nokia T10. Ele é um tablet mais simples do que o já simples T20. O produto tem tela de oito polegadas em resolução de 720p, enquanto o chip é um Unisoc T606. Este é o mesmo processador presente em smartphones bem básicos, como o Motorola Moto E32, o Nokia G21 e o Galaxy A03 da Samsung.
O chip chega junto de 3 ou 4 GB de RAM e 32 ou 64 GB de memória interna, a bateria é de 5.100 mAh e o Android já vem rodando a versão 12, com promessa de dois grandes updates. Isso significa que o Nokia T10 receberá até o Android 14 e terá patches de segurança por três anos.
Atrás uma câmera de 8 megapixels faz o trabalho esperado para este tipo de recurso em um tablet, enquanto na frente um sensor de 2 megapixels ajuda nas chamadas de vídeo.
Quando e quanto?
A Nokia não divulgou datas específicas de lançamento para o Brasil, mas certamente estes celulares e o tablet chegarão por aqui em pouco tempo. No mercado europeu os valores ficam assim:
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários