Um bom incentivo é sempre bem vindo no mercado de trabalho, por isso grandes indústrias buscam, cada vez mais, engajar os vendedores de canais varejistas, ajudando assim a comercializar mais seus produtos. Em meio a essas campanhas, quase 90% dos vendedores escolhem recompensas financeiras.

O levantamento foi feito pela startup de tecnologia Incentive.me, que trabalha com gestão de campanhas de incentivo de vendas. Durante a pesquisa, foi observado que 89,7% dos vendedores optam pelas recompensas financeiras na hora de resgatar os prêmios.

“Esse resultado mostra a preferência do vendedor quando todas as opções de prêmios são oferecidas para ele. Uma distorção que observamos no mercado é que muitas vezes as indústrias optam por oferecer recompensas não financeiras (produtos, viagens, etc.), indo contra a preferência dos próprios beneficiários das campanhas e não maximizando a atratividade que essas ativações têm para o vendedor”, explicou Jansen Moreira, CEO e fundador da Incentive.me.

A pesquisa da startup observou ainda que o ticket médio dos resgates é de R$ 170. Em média, o vendedor leva 15 dias para resgatar a premiação após o recebimento do valor na carteira digital. Outras premiações somam apenas 10,3% da preferência, com a maioria destes, 4,5%, escolhendo o segmento de Compras. Completam a lista Recargas (2,7%), Refeição (1,9%) e Vestuário e Entretenimento (1,2%).

O gráfico destaca como as recompensas financeiras são pagas: transferência bancária, cartão pré-pago e wallets. Imagem: Divulgação/Incentive.me

“Trabalhar diretamente para motivar os vendedores a participarem de inúmeras campanhas ao mesmo tempo é essencial. Por isso, é muito importante que os gestores comerciais saibam compreender e analisar os resultados de cada ativação, dando aos vendedores autonomia, conforto e possibilidade de converter seu bom desempenho em premiações atraentes”, emendou o CEO da Incentive.me.

A startup observou ainda que as indústrias que fecharam parceria para as ações viram um aumento nos canais varejistas. Ao engajar e incentivar os profissionais, foram capazes de ampliar as vendas em 35% nos pontos de vendas (PDVs) no período analisado pelo estudo.

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