O Instagram iniciou um teste alfa de um recurso de assinaturas em janeiro deste ano. Na última quinta-feira (14), Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou o crescimento dos recursos de teste junto com algumas atualizações referente ao desenvolvimento dos últimos seis meses. Tal ideia surgiu para competir com o mesmo serviço oferecido pelo aplicativo Patreon.

Apenas 10 criadores de conteúdo tiveram acesso ao teste deste novo recurso em janeiro, dentre eles a ginasta olímpica Jordan Chiles, e Aliza Kelly, uma astróloga. O lançamento inicial ofereceu suporte aos stories, aos emblemas e às transmissões ao vivo dos assinantes.

De acordo com Adam, centenas de criadores de conteúdo têm acesso a esses diferenciais, e a lista de benefícios exclusivos para assinantes está crescendo cada vez mais.

Algumas das novas atualizações apenas para assinantes incluem: bate-papos em grupo, reels, posts exclusivos e uma guia restrito para os assinantes no perfil do criador, para que os seguidores pagantes tenham acesso ao conteúdo desbloqueado.

Em entrevista concedida ao site TechCrunch, o Instagram contou que os bate-papos dos assinantes incluem até no máximo trinta pessoas e ficará disponível por 24 horas, possibilitando aos criadores mais controle de como e quando se comunicar ali.

“No final das contas, se você é um criador, você é um negócio, e uma ótima maneira de estabelecer uma renda sustentável e previsível é por meio de assinaturas.” – Adam comentou em vídeo.

A empresa Meta está lançando alguns recursos mais focados nos criadores, que aparentemente não serão tributados. Na quarta-feira (13), o Instagram estreou um mercado de criadores de conteúdo, em estágio somente para convidados e que vai permitir que empresas se conectem com esses criadores e conversem sobre possibilidades de negócios.

Várias startups já buscam facilitam essa relação e, por mais que essas redes sociais já existam há bastante tempo, o Instagram poderá ter certa vantagem sobre as outras, porque o próprio produto provém da plataforma.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!