O icônico mini helicóptero Ingenuity, da NASA, ficará sem voar pelas próximas semanas, em virtude do início da temporada de tempestades de poeira em Marte. No comunicado, a agência americana justifica a decisão como uma forma de preservar o equipamento e o seu consumo de energia.
Isso porque o Ingenuity funciona por meio de células de energia solar. Como as tempestades de partículas em Marte são bastante intensas, elas dificultam a captura de energia do helicóptero, então colocá-lo a vôo pode usar carga demais – isso, claro, além do risco: tempestades do tipo no planeta vermelho se movem a 113 quilômetros por hora (km/h) em média, um ritmo mais que suficiente para jogar o veículo contra qualquer superfície.
imafem
The #MarsHelicopter is taking a break for the next few weeks. It’s winter and dust season on Mars, which means less sunlight to recharge Ingenuity’s batteries. But don’t worry, the team expects the rotorcraft to fly again in August. https://t.co/SzmZg7ln7lpic.twitter.com/VJIPsAb0aE
— NASA JPL (@NASAJPL) July 14, 2022
O Ingenuity foi a primeira embarcação aérea a levantar voo em Marte. Inicialmente projetado apenas para fins de testes de capacidade de voo, o mini helicóptero foi tão bem sucedido que a NASA expandiu seu escopo de ações – 29 voos mais tarde, o veículo aéreo agora tem a incumbência de encontrar rotas alternativas de tráfego para o rover Perseverance rodar.
A entrada da temporada de tempestades e poeira se dá pela chegada do inverno em Marte. Assim como a Terra, o planeta vermelho é inclinado em seu próprio eixo, o que significa que diferentes volumes de luz do Sol atingem os hemisférios norte e sul.
Além do Ingenuity, outros equipamentos em Marte devem seguir pelo mesmo caminho: o rover Zhurong, da agência espacial chinesa (CNSA), entrou em modo hibernação e assim segue desde maio.
Vale lembrar que dificilmente alguém tem mais autoridade para falar dos riscos de tempestades de poeira do que a NASA: não apenas a agência perdeu o rover Opportunity em junho de 2018 para o acúmulo gradual de poeira e detritos em seus painéis, o mesmo destino está em vias de acometer o módulo InSight, que deve “morrer” entre julho e agosto.
Por essas razões, a agência americana adotou a energia nuclear para o rover Perseverance. Ainda não foi informado, no entanto, se ele continuará rodando ou se também deve parar.
De acordo com o tuíte publicado pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL-Caltech), o Ingenuity deve voltar a voar em agosto, quando a temporada de tempestades tiver diminuído ou acabado.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários