Em meio a questionamentos sobre como o TikTok lida com dados de usuários dos EUA, o chefe de segurança global da empresa, Roland Cloutier, anunciou que deixará o seu cargo.

A saída de Cloutier do TikTok vem pouco depois da empresa admitir que funcionários de fora dos EUA possuem acesso a informações relacionadas a usuários norte-americanos, enquanto a equipe de segurança da rede social nos EUA precisa de “controles e autorizações robustas de cibersegurança” para acessar esses mesmos dados. Cloutier será substituído por Kim Albarella, que já atuava na área de segurança do TikTok.

Reportagem publicada pelo BuzzFeed News mostrou que engenheiros da ByteDance, empresa-mãe do TikTok, tinham acesso a dados não-públicos de usuários da rede social nos Estados Unidos, levantando questionamentos sobre a segurança desses dados. O TikTok confirmou a reportagem e disse que passou a armazenar essas informações em servidores da Oracle dentro dos EUA, e que estava trabalhando para remover esses dados privados de seus servidores próprios.

O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, escreveu um memorando interno para funcionários explicando as alterações no comando da empresa. “Parte da nossa abordagem em evolução visa minimizar questionamentos sobre a segurança de dados de usuários nos EUA, incluindo a criação de um novo departamento que lida com dados dos usuários dos EUA para o TikTok”, disse o executivo.

Representantes do TikTok afirmaram ao The Wall Street Journal que a mudança não foi motivada pelos questionamentos, e sim que ela vinha sendo discutida há meses.

Cloutier, que seguirá no cargo até o dia 2 de setembro, não era o responsável pela supervisão dos dados de usuários norte-americanos. O departamento responsável pela tarefa está sob cuidado direto do CEO Chew.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!