A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, acaba de revelar no evento Farnborough Airshow do Reino Unido, o primeiro mock-up da cabine de seu veículo elétrico voador de pouso e decolagem vertical (eVTOL). Nas palavras da empresa, a estrutura desenvolvida “reforça sua abordagem de design centrado no ser humano”.

Ao público, a maquete da cabine será apresentada na exposição “Fly the Future” da Embraer a partir de segunda-feira (18), até o dia 22, sexta-feira, no evento. O Farnborough Airshow é considerado um dos principais do segmento no mundo, trazendo uma grande exposição comercial para a indústria aeroespacial e de defesa.

No pavilhão da Embraer (área de produtos E037), os visitantes também terão acesso a conceitos de aeronaves sustentáveis trabalhados pela empresa. São desenvolvimentos voltados para o futuro da aviação regional e Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês).

Design interno da cabine do eVTOL da Eve
Imagem: Divulgação/Eve Air Mobility

Cabine com foco no ser humano

A Eve também compartilhou sua mais recente configuração do veículo como parte da fase atual de design. Flavia Ciaccia, Vice-Presidente de Experiência do Usuário da Eve, comenta que o resultado apresentado agora com o mock-up da cabine materializa o conceito “cocriado” com potenciais usuários há anos.

Junto com a experiência do mock-up, os visitantes da exposição brasileira no evento também poderão explorar recursos externos do eVTOL da Eve por meio de tecnologia de realidade aumentada. A subsidiária da Embraer também apresentou o atual design do veículo, que usa cauda e asa convencionais em vez do canard da configuração anterior.

Design externo do veículo
Imagem: Divulgação/Eve Air Mobility

Os oito rotores são fixados ao redor da asa, proporcionando capacidade de decolagem e pouso verticais. André Stein, co-CEO da empresa, diz que suas equipes buscam “criar as melhores soluções para o ambiente global de mobilidade aérea urbana”. A Eve tem realizado diversas parcerias nos últimos anos nesse sentido. Seu eVTOL está sendo planejado para entrar em operação em 2026.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!