Nesta segunda-feira (18), a exchange de criptomoedas Binance foi multada pelo Banco Central Holandês (DNB). A multa foi de 3,3 milhões de euros (aproximadamente R$ 16 milhões, na cotação atual) e o motivo foi por oferecer serviços na Holanda sem ser registrada no país.
De acordo com o DNB, em agosto de 2021 foi enviado um aviso público contra a Binance Holdings Ltd. e a multa saiu este ano, no mês abril. Além disso, o banco também informou que a empresa havia indicado que apelaria em junho.
O Banco Central Holandês alegou que a exchange burlou leis holandesas de lavagem de dinheiro e tirou proveito de um benefício competitivo contra empresas que obtêm registro no DNB durante o tempo em que estava em descumprimento – entre pelo menos maio de 2020 e 1º de dezembro de 2021. “É por isso que o DNB considera o descumprimento muito grave”, disse o regulador.
Segundo o DNB, outro fator que foi levado em conta é o tamanho da Binance e “uma base de clientes muito substancial na Holanda”. A empresa é a maior exchange de criptomoedas do mundo, com volumes diários de negociação spot de US$ 15,5 bilhões, segundo dados da CoinGecko.
Um porta-voz da empresa relatou em uma nota por e-mail que a multa marcou um “pivô em nossa colaboração contínua” com o DNB. Além de afirmar que a Binance criou uma filial local, a Binance Nederland BV. “Com isso agora para trás, podemos continuar buscando um modelo operacional mais tradicional na Holanda”, finalizou. Vale ressaltar que ambas empresas não disseram onde fica a sede da Binance Holdings Ltd.
O DNB diminuiu a multa da Binance, pois alega que a empresa “tem sido relativamente transparente sobre suas operações durante todo o processo”, porém não há previsões de aprovação do registro. A exchange relatou que recebeu aprovações regulatórias em alguns países europeus, como França, Itália e Espanha.
Via: Reuters
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários