A F-150, considerada uma das picapes mais populares do mundo, já está em sua décima quarta geração nos EUA. Para celebrar o sucesso do modelo, a Ford acaba de lançar uma versão ainda mais agressiva: a ‘Raptor R‘.
O projeto é baseado na F-150 Raptor, que por si só já é um modelo aprimorado do veículo. A picape sofreu diversas alterações visuais e especialmente por baixo do capô. Como comparativo, a Raptor atual vem com um motor turbo V6 a gasolina de 3,5 litros, já a Raptor R é alimentada por um V8 supercharged de 5,2 litros, capaz de gerar nada menos que 700 cv e 868 Nm de torque.
Para ter uma ideia, esse é o mesmo motor do atual Mustang Shelby GT500, um dos modelos esportivos mais tradicionais da Ford. A diferença é que a divisão de alto desempenho da marca otimizou o V8 também para uso off-road, calibrando o supercharger e adicionando uma nova polia para aumentar o torque em baixa rotação.
O Raptor R vem com transmissão automática de 10 velocidades, também ajustada de fábrica para terrenos desafiadores. Por ora, a montadora ainda não anunciou os números de desempenho. O modelo original com motor V6 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, marca que deve ser superada com folga pela Raptor R.
As atualizações não param por aí, o volume de entrada de ar do carro também foi aumentado em 66%, o que, segundo a Ford, ajuda o motor a respirar melhor.
Um novo eixo dianteiro com uma estrutura de alumínio ajuda com o torque extra e ao dirigir em superfícies irregulares. Um sistema de escape exclusivo para o Raptor R também está instalado. A suspensão, por sua vez, traz cinco elos na traseira, braços de arrasto extra longos e amortecedores ajustáveis eletronicamente. Por fim, os pneus de 37 polegadas ajudam a oferecer uma distância maior do solo.
No interior, o visual agressivo continua com bancos esportivos da Recaro e acabamento em fibra de carbono nas portas. A tela de infoentretenimento é de 12 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Vale recordar que o selo Raptor apareceu pela primeira vez na F-150 em 2010, desde então, a Ford segue focada em potência e no apelo off-road do modelo, o que culminou na variante mais extrema apresentada até aqui. A princípio, a Raptor R será vendida apenas nos EUA. O preço final ainda não foi divulgado pela montadora.
Veja também:
Via: Autoexpress
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários