Um clássico cenário de apocalipse vai ser testado em breve pela China: um asteroide, vindo na direção da Terra, com potencial destrutivo, precisa ser parado. A missão chinesa, prevista para 2026, vai testar a destruição de asteroides com técnicas de defesa planetárias. 

Mas não precisa entrar em pânico! Não tem nenhum asteroide vindo na direção da Terra ou algo do tipo, pelo menos até onde sabemos, e o teste da China é apenas para uma eventualidade.  A Administração Espacial Nacional do país está há um tempo monitorando asteroides no espaço e agora já tem um alvo definido para a missão.

De acordo com a SpaceNews, Long Lehao, designer-chefe da série de foguetes Long March da China, revelou mais detalhes sobre o evento em um vídeo de divulgação. “Um slide apresentado por Long indica que a missão do impactador será lançada em 2026 em um foguete Longa Marcha 3B”, explicou a publicação. 

“A missão incluirá um impactador e um orbitador separados. O primeiro impactará o objeto próximo à Terra 2020 PN1 com a última espaçonave fazendo observações”, completou.

Missões para destruir asteroides

A China não é a única que pretende socar asteroides. A NASA está com a missão DART (sigla em inglês para “Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo”) em andamento. A missão consiste em colidir um foguete com o corpo celeste (!) e testar a capacidade da Terra em reagir contra potenciais ameaças vindas do espaço.

A missão DART foi lançada em novembro de 2021. No entanto, vai levar um ano até que a nave colida com um asteroide. Caso isso seja comprovado a eficácia da estratégia, a NASA então confirmará um método de defesa planetária contra asteroides errantes que porventura venham a ameaçar a vida na Terra.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!