Ala pró-Lula do MDB quer adiar as convenções, mas a pré-candidata reafirma a sua intenção de ser a opção oficial do partido
Conhecido por ser um grande articulador, o ex-presidente Michel Temer voltou ao centro das discussões políticas nesse início de semana. A ala do MDB pró-Lula conseguiu ontem o apoio dele para tentar adiar em oito dias a convenção do partido, que irá decidir o candidato da sigla à presidência da República. A princípio, a reunião virtual está marcada para o dia 27, quando será oficializada a candidatura de Simone Tebet, que até agora tem o apoio da maioria dos delegados do partido. Mas o jogo pode mudar. Temer aceitou apoiar a ala pró-Lula do partido. Ciente do poder desse articulador – que, vale lembrar, conduziu o impeachment, em 2016, da então presidente Dilma Rousseff -, o presidente do MDB, Baleia Rossi, se reuniu com ele nesta quarta-feira, 20, presencialmente, para intervir a favor de Tebet.
“Estive hoje com o ex-presidente Michel Temer, conselheiro e amigo de longa data”, postou ele no Twitter. “Fiz um relato a ele sobre as perspectivas positivas do MDB para a eleição. Contei que temos pesquisas qualitativas que mostram forte potencial de crescimento de Simone Tebet.” Um dia antes, ela postou uma foto dela com Rossi, segurando um documento. e escreveu: “Acabo de assinar o consentimento para colocar meu nome como candidata a Presidente da República na convenção nacional do partido, que acontecerá no próximo dia 27. Juntos vamos reconstruir o Brasil!”
Dissidências sobre a escolha dos candidatos são comuns dentro dos partidos e nem sempre o que está oficializado é o que vale. Foi o que aconteceu com a candidatura de do ex-governador de São Paulo João Dória à presidência, pelo PSDB. Ele ganhou as prévias do partido, mas não conseguiu conter o clima de insatisfação, que corroeu seus planos. Dória acabou desistindo. Depois disso, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo defendeu candidatura única com MDB e Cidadania, ou seja, apoiou Simone Tebet como uma potencial terceira via.
Fonte: Jovem Pan News
Comentários