Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Startup que planeja criar bateria que carrega em cinco minutos capta investimento...

Startup que planeja criar bateria que carrega em cinco minutos capta investimento multimilionário

Startup que promete criar baterias para carros elétricos que carregam em cinco minutos capta investimento multimilionário

A startup britânica Nyobolt anunciou que captou US$ 59 milhões em uma nova rodada de investimentos. A empresa ficou conhecida por seu plano ambicioso de desenvolver uma bateria para veículos elétricos capaz de recarregar em apenas 5 minutos. 

A verba será usada para ampliar os centros de pesquisa e desenvolvimento no Reino Unido e EUA, bem como para a divisão de fabricação e reciclagem de baterias, diz a startup. O plano é que a tecnologia de carregamento ultra rápido esteja disponível para uso comercial até 2029. 

Quem liderou o aporte foi a empresa alemã HC Starck Tungsten Powders (HSC), que atua no ramo de fabricação de produtos de tungstênio. “A tecnologia da Nyobolt é um verdadeiro avanço que podemos ajudar a comercializar com base em nossa vasta experiência na transferência de soluções inovadoras para fabricação em larga escala”, disse Hady Seyeda, CEO da HC Starck.

Segundo o Telegraph, a startup está usando nióbio e tungstênio para desenvolver ânodos de bateria que carregam mais rápido, uma iniciativa baseada nas pesquisas da cientista inglesa Clare Philomena Grey, da Universidade de Cambridge. Considerando que a HC Starck tem acesso às maiores reservas de tungstênio do mundo, o investimento faz todo o sentido.

A Nyobolt afirma que a sua tecnologia permitirá que as baterias sejam carregadas em 90% da capacidade em menos de cinco minutos, além de melhorar a potência e durabilidade do componente em dez vezes.

Veja também:

Bateria com 1.000 km de alcance

A chinesa Contemporary Amperex Technology Company Limited, ou CATL, também anunciou novidades no campo de baterias para EVs. A empresa conseguiu aumentar a densidade de energia das células Cell-to-Pack (CTP) 3.0 que produz.

Com o alto nível de integração, a companhia diz que será possível alcançar uma autonomia de mais de 1.000 km por carga, algo que pode interessar gigantes como a Volkswagen, BMW e Tesla, que já trabalham com parcerias da CATL.

Via: Electrek

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários