A onda de calor que atinge a Europa continua fazendo estrago. O Reino Unido atingiu a temperatura mais alta registrada em toda sua a história ocorrida na última terça-feira (19), quando os termômetros marcaram 40,2 ° C.
De acordo com o Met Office, o órgão oficial sobre o clima no Reino Unido, essa foi a primeira vez que o país registrou temperaturas superiores a 40° C. “Pela primeira vez, os 40 graus Celsius foram ultrapassados provisoriamente no Reino Unido Londres Heathrow relatou uma temperatura de 40,2 ° C às 12:50 de hoje”, disse o órgão.
O recorde anterior era de 38,7 ° C batidos durante o verão de 2019. Isso mostra como a atual onda de calor que atinge a Europa é sem precedentes. “É um alerta para a emergência climática”, disse a professora Hannah Cloke, pesquisadora de riscos naturais da Universidade de Reading, em comunicado na segunda-feira ao Science Media Center do Reino Unido.
Onda de calor na Europa
Segundo dados do Serviço de Gestão e Emergência de Copérnico, o continente está aquecendo mais depressa que outras partes do mundo, com temperaturas médias 2,2ºC acima dos níveis pré-industriais. Este nível de aquecimento está acima do limite de 1,5ºC que a comunidade global estipulou para reduzir o desequilíbrio ambiental.
Em partes da Europa, os satélites captaram imagens de fogos devastadores durante a onda de calor. Os bombeiros receberam diversos chamados de incêndios na Espanha, França, Grécia, Croácia e Portugal. Na Espanha, mais de 500 mortes foram registradas por conta das altas temperaturas.
O ano globalmente mais quente foi 2020, entretanto o verão de 2021 foi o que registrou maiores temperaturas médias no continente europeu. Nesse caso, as temperaturas médias atingiram 1,2º C acima da média para 1991-2020, de acordo com o serviço de gestão.
Fonte: Olhar Digital
Comentários