A Nvidia deve lançar sua aguardada linha de GPUs GeForce RTX série 40 ainda este ano. E segundo o leakster @kopite7kimi, a nova GPU de desktop RTX 4090 da Nvidia obteve mais de 19.000 pontos no benchmark sintético 3DMark Time Spy Extreme.
Se esse número for preciso, a RTX 4090 vai se mostrar a placa de vídeo mais rápida da Nvidia até agora. Essa é quase o dobro da pontuação da RTX 3090 padrão e até supera a líder atual, a EVGA RTX 3090 Ti Kingpin Edition refrigerada por LN2, em cerca de 30%.
Mas tem um porém aqui. Rumores anteriores sobre a série RTX 40 mencionaram que as novas placas de vídeo da Nvidia não atingem uma potência total da placa de 600 watts em consumo de energia (ou 450 watts para a própria placa). Se o RTX 4090 realmente exige tanta potência, essa pontuação de benchmark não é uma conquista tão impressionante assim.
Se essas especificações de energia se confirmarem, o gerenciamento de calor também será um problema. Os fabricantes terão que repensar seus sistemas de refrigeração para evitar o superaquecimento das placas. Será preciso implementar dissipadores de calor maiores e coolers mais potentes, além de unidades maiores de fonte de alimentação, para manter PCs equipados com RTX 4090 funcionando perfeitamente.
Outros rumores afirmam que a RTX 4090 será a primeira GPU Lovelace do mercado, atingindo velocidades de clock de até 2,5 GHz. A Nvidia deve lançar a série RTX 40 em outubro, e as novas placas de vídeo vão competir com a série Radeon RX 7000 da AMD, a primeira baseada em um novo design RDNA 3.
Via Gizmodo
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários