O governo Joe Biden revelou que está investigando a fabricante de telecomunicações Huawei sobre a possível transmissão de informações à China através das torres de celulares nos Estados Unidos. A preocupação é que a empresa estaria enviando informações confidenciais das bases militares americanas ao governo chinês.

À Reuters, uma das fontes anônimas envolvidas no assunto disse que a marca poderia repassar informações sobre atividades do exército, status de prontidão das bases e pessoal por meio das torres. 

Também foi divulgado que a investigação começou logo após Joe Biden assumir o governo dos EUA, no começo de 2021. A informação estava em sigilo até o momento. A agência que comanda a investigação é o Departamento de Comércios. Em abril de 2021, o órgão intimou a marca chinesa para conhecer as políticas da empresa sobre o compartilhamento de dados com outros países. 

O comunicado do Departamento de Comércios disse que não pode confirmar ou negar as investigações que estão em processo, mas ressaltou a importância de manter a segurança dos americanos. “Proteger a segurança e a segurança dos americanos contra a coleta de informações malignas é vital para proteger nossa economia e segurança nacional”, diz a nota. 

Fachada de um dos prédios da Huawei no Canadá
A investigação analisa se a Huawei estaria transmitindo informações sigilosas ao governo chinês. Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock

A preocupação dos Estados Unidos com a transmissão de informações é motivada pelas torres de celulares com equipamentos da Huawei estarem próximas às bases militares americanas. Em e-mail à Reuters, representantes da Huawei em Washington negaram as acusações feitas pelo governo americano.

“O governo dos EUA abusa do conceito de segurança nacional e poder estatal para fazer tudo para suprimir a Huawei e outras empresas de telecomunicações chinesas sem fornecer nenhuma prova sólida de que constituem uma ameaça à segurança dos EUA e de outros países”, escreveu a embaixada.

A investigação faz parte da briga tecnológica entre EUA e China. Anteriormente, o governo chegou a sancionar lei que baniu marcas como a Huawei e ZTE do território americano. A medida foi seguida pelo governo canadense, que decidiu desabilitar equipamentos de 5G das marcas chinesas em seu território. 

A lei Secure Equipment Act (Lei de Equipamentos Seguros, em tradução livre) proibiu empresas americanas de usarem subsídios federais para comprar equipamentos de telecomunicações da Huawei.

Via: Reuters 

Imagem:  WESTOCK PRODUCTIONS / Shutterstock.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!