Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos da América, envolvidos com a missão Juno, responsável por explorar a atmosfera de Júpiter, precisam da ajuda de voluntários para interpretar os dados coletados pela sonda da NASA.
O projeto científico cidadão permite que voluntários desempenhem um papel importante para ajudar os cientistas e favorece o aprendizado sobre a atmosfera de Júpiter. Quem desejar participar dessa empreitada não precisa se deslocar, o trabalho pode ser feito de casa, com um breve treinamento de categorização das dezenas de imagens de Júpiter, acessível a todos.
Saiba mais:
O pesquisador de pós-doutorado em física e astronomia Ramanakumar Sankar, disse “há tantas imagens que nossa pequena equipe levaria vários anos para revisar todas. Precisamos da ajuda do público para identificar quais imagens têm redemoinhos, onde elas estão e como aparecem. Com o catálogo de características disponível, podemos estudar a física por trás de como essas características se formam e como se relacionam com a estrutura da atmosfera, especialmente sob as nuvens, onde não podemos observá-las diretamente”.
Desde 2016, quando a sonda Juno da NASA iniciou sua órbita ao redor de Júpiter, o dispositivo fornece grandes quantidades de dados. Dentre eles, foram obtidas diversas imagens tiradas durante 40 órbitas ao redor de Júpiter, algumas das quais foram registradas a apenas alguns milhares de quilômetros acima da atmosfera do gigante.
Um exemplo desse tipo de projeto é o Jovian Vortex Hunter (jovem caçador de redemoinhos) que contém mais de 60.000 imagens, e convidou os usuários da Internet a classificar as galáxias.
Via: Oicanadian
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários