O diretor do WhatsApp, Will Cathcart, revelou que aplicativos clones falsos do WhatsApp agora serão bloqueados de forma automática pela loja de apps do Google, a Google Play.

O executivo publicou as informações em uma thread no Twitter, onde afirma que a empresa ampliou recursos de segurança de sua plataforma, destacando que usuários não devem baixar versões falsas modificadas do WhatsApp.

Diversos usuários acabam optando por estas variações do WhatsApp, como OGWhatsApp, o WhatsMapp e o Whatsapp 2, por eles prometerem recursos não disponíveis no aplicativo original do grupo Meta. Alguns exemplos destes recursos são a remoção de “visto por último”, status de Online, pacotes de emojis, fontes e cores de textos diferentes dos tradicionais, senha para abertura do aplicativo e agendamento do envio de mensagens.

Com as mudanças anunciadas por Cathcart, o Google fará o bloqueio destes aplicativos clones do WhatsApp, com uso do Google Play Protect, um sistema que faz a análise de segurança dos aplicativos para Android. O sistema está fazendo a detecção e desativando automaticamente estes aplicativos falsos e maliciosos que copiam o WhatsApp, de acordo com o diretor da companhia.

O executivo ainda revelou que a equipe de segurança do WhatsApp descobriu um programa malicioso, o chamado malware, oculto num dos aplicativos falsos, o Hey WhatsApp, que é de posse do grupo de desenvolvedores HeyMods.

Confira o comunicado de Cathcart na íntegra:

“Lembrete aos usuários WhatsApp de que baixar uma versão falsa ou modificada do WhatsApp nunca é uma boa ideia. Esses aplicativos parecem inofensivos, mas podem contornar as garantias de privacidade e segurança do WhatsApp. Uma thread:

Recentemente, nossa equipe de segurança descobriu malware oculto em aplicativos – oferecidos fora do Google Play – de um desenvolvedor chamado “HeyMods” que incluía “Hey WhatsApp” e outros.

Esses aplicativos prometiam novos recursos, mas eram apenas uma farsa para roubar informações pessoais armazenadas nos telefones das pessoas. Compartilhamos o que encontramos com o Google e trabalhamos com eles para combater os aplicativos maliciosos.

O Google Play Protect no Android agora pode detectar e desativar versões falsas maliciosas do WhatsApp baixadas anteriormente. Agradecemos a ajuda do Google por seu trabalho contínuo para impedir a proliferação de aplicativos maliciosos em dispositivos Android.

É claro que continuaremos nossos esforços para detectar e bloquear esses tipos de aplicativos daqui para frente. Também estamos tomando medidas de fiscalização contra os HeyMods para impedir danos futuros e exploraremos ainda mais as opções legais para responsabilizar os HeyMods e outros como eles.

O malware de telefone celular é uma ameaça perniciosa que deve ser combatida e a comunidade de segurança continua a desenvolver novas maneiras de impedir que ele se espalhe.

Se você vir amigos ou familiares usando uma forma diferente de WhatsApp, incentive-os a usar apenas o WhatsApp de uma loja de aplicativos confiável ou nosso site oficial.”

Esta não é a primeira vez que o Grupo Meta – dono do WhatsApp, Facebook e Instagram – tenta coibir o uso de aplicativos que são clones falsificados do WhatsApp. A empresa já informou seus usuários que o uso destes aplicativos não oficiais é uma violação dos Termos de Serviço da companhia e pode acarretar em banimento do WhatsApp.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!