O Ministério dos Transportes da China anunciou medidas de reforço sobre as regras que empresas de aplicativos de transporte devem tratar os dados de seus clientes.  O anúncio veio após a Administração do Ciberespaço da China (CAC) multar a Didi Global, dona do aplicativo 99, em US$ 1,2 bilhão por coleta indevida de dados. 

A medida visa reforçar que os dados gerados por aplicativos de transporte não podem ser usados para fins comerciais. As informações devem ser mantidas em território Chinês e não podem ser transmitidas para entidades externas sem uma autorização. 

“Realizar periodicamente investigações de segurança, corrigir imediatamente riscos de segurança e brechas descobertas, estabelecer e concluir um sistema de gerenciamento de segurança de dados de todo o processo e tomar as medidas necessárias para evitar que os dados sejam adulterados, destruídos, vazados ou adquiridos ou usados ​​ilegalmente”, descreve uma das medidas. 

Didi Global foi multada devido a tratamento inadequado de informações pessoais dos clientes. Imagem: rafapress/Shutterstock

Didi Global multada

A Didi Global, empresa dona do aplicativo 99, de corridas e entregas, foi multada em US$ 1,2 bilhão pelo regulador de segurança cibernética da China. O valor é equivalente a cerca de R$ 6,5 bilhões.

A multa foi aplicada após investigação que obrigou o serviço de transporte a sair da bolsa de Nova York um ano após a estreia, que aconteceu em 30 de junho do ano passado. A situação toda ainda deixou os investidores estrangeiros cautelosos sobre o setor de tecnologia da China, de acordo com a agência internacional de notícias Reuters.

Para aplicar a multa, o CAC, órgão chinês cita a violação de três leis de segurança cibernética, segurança de dados e proteção de informações pessoais. O regulador acrescenta, inclusive, que descobriu a coleta ilegal de informações de milhões de usuários desde 2015.

Imagem: Crédito editorial: mundissima/Shutterstock

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