A Intel, empresa de tecnologia, anunciou nesta segunda-feira (25) que irá fabricar chips para a empresa taiwanesa MediaTek. A companhia é uma das maiores corporações de design de chips do mundo. Essa parceria será a produção mais significativa desde que a Intel lançou seu chamado negócio de fundição, no início do ano passado.
Uma instituição que produz chips que outras empresas vai projetar. A Taiwan Semiconductor Manufacturing será a empresa fundamental nesse processo. A Intel criou sobretudo chips que ela mesma projetou.
Randhir Thakur, presidente da Intel Foundry Services, disse à Reuters que “é muito importante para nós envolvermos um cliente de Taiwan e eles apostarem em nós para crescermos e tentarmos isso”. “E, portanto, esta é uma grande conquista do cliente âncora”, emendou.
O economista de chips da TechInsights, Dan Hutcheson, relatou que havia dúvidas no setor sobre se a Intel conseguiria produzir o negócio de fundição. Porém, a parceria com a MediaTek indica que a empresa está bem encaminhada no seus investimentos, principalmente no recrutamento dos executivos certos.
“Quando você entra em uma fundição, está colocando em risco cerca de dois anos de trabalho”, disse Hutcheson, sobre o risco para empresas de design de chips como a MediaTek. “Se algo acontecer e a fundição não conseguir, você perdeu aquela janela de design naquela janela de mercado.”
Mesmo que a Intel não tenha se pronunciado sobre os detalhes financeiros do acordo ou quantos chips estaria produzindo para a MediaTek, a empresa de tecnologia afirmou que nos próximos 18 a 24 meses os primeiros chips serão fabricados e estarão com uma tecnologia superior, processaodor chamado Intel 16, com chips usados para dispositivos inteligentes.
A MediaTek também comunicou: “A MediaTek sempre adotou uma estratégia de multi-sourcing. Além de manter uma parceria próxima com a TSMC em nós de processos avançados, essa colaboração aumentará o fornecimento da MediaTek para nós de processos maduros”.
A Intel anunciou anteriormente que seu negócio de fundição fechou contratos com a Qualcomm e também com a Amazon.
Via: Reuters
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários